Leitora: Como faço para pedir um exame de DST deixando claro que não é com a intenção de fazer sem camisinha e sem parecer que assim que ele mostrar o exame eu vou dar?
Adorei a pergunta e acho que todo mundo deveria pedir exame de DST para os parceiros, sem pensar em levar a mal ou achar que é puta (o). Hoje em dia, qualquer um pode ter alguma doença, inclusive quem transou apenas uma vez na vida, ou com um único parceiro. Suponhamos que uma pessoa só teve um parceiro sexual durante toda a vida, não é por isso que ela não tem nada de errado no sangue. Ela pode até ter transado com apenas uma pessoa, mas o outro pode muito bem ter se envolvido com outras tantas “mil” e aí não tem jeito: ela indiretamente fica como se tivesse tido 1001 parceiros! Simples assim…
Hoje em dia, a quantidade de pessoas casadas que contraíram alguma DST justamente por ter confiado no parceiro está crescendo mais do que as garotas de programa que foram contaminadas com alguma doença. Isso ocorre em grande parte pelo simples fato de que (quase) ninguém confia transar com uma GP sem camisinha, mas , em compensação, quase todo mundo confia em se relacionar livremente com alguém só porque “conhece e ACHA que sabe a procedência”, é “namorado” etc. Sem contar os equivocados que acham que gente “de família” e/ou “bonita” não tem doença – o que soa quase como uma piada – piada trágica, claro!
Considero o dito acima como uma boa introdução para o papo que antecede o pedido dos exames. Você pode falar que não está pedindo porque acha que ele transou ou deixou de transar com muita gente, mas sim porque acha que qualquer um pode estar contaminado: inclusive você! Você pode falar que também fará o exame. Assim, vocês ficarão quites e poderão fazer a coleta juntos se for o caso, não é mesmo?! Tomar esse tipo de providência fará com que ambos fiquem menos desconfiados e ao mesmo tempo mais seguros em fazer o necessário.
Uma outra coisa importante que pesquisei e acho legal falar para o parceiro – principalmente aquele que quer escapar dizendo que não tem plano de saúde – é que a grande maioria das cidades contam com os chamados CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). Lá eles fazem exames de HIV, hepatites e sífilis gratuitamente, e o resultado sai rápido! (em muitas cidades sai em meia hora!). Para que melhor, né?!
Quanto ao medo dele achar que você transará logo após ele mostrar os exames e/ou sem camisinha, acho que você pode ser direta, falando que fazer os exames não quer dizer que você transará com ele no outro dia e muito menos que você transará sem camisinha (pode falar isso em um tom de brincadeira mas que jogue a real, se for o caso). Fale que os exames são apenas uma “exigência básica” sua e que você não pretende ignorar a camisinha, até porque você é uma mulher fértil e já viu muita gente se dando mal por confiar apenas no anticoncepcional, não é mesmo? Se ainda assim ele perguntar o por quê dos exames, diga que existe o sexo oral e que camisinhas estouram. Também vale brincar que não precisa de tantas chorumelas, já que você também fará os exames e que seu corpinho vale mais do que a “dificuldade” em fazer um check up (que de difícil não tem nada)!
Segue abaixo o link sobre os CTA, onde encontrar etc. Não deixem de acessar e, se for o caso, ir sozinhos mesmo apenas para dar uma conferida na saúde, coisa que sempre vale a pena: http://www.aids.gov.br/tipo_endereco/centro-de-testagem-e-aconselhamento