Leitora: Conheci meu atual namorado a 5 anos atrás, sempre o amei, mas ele teve outros relacionamentos e eu também. Quando nós reencontramos há 4 meses atrás eu estava um relacionamento de 3 anos com um cara ao qual eu não era feliz. Terminei com meu ex pra ficar com ele. Eu o escolhi, pois estava em um relacionamento muito acomodado e isso não me fazia bem. Não me arrependo, pois sempre o amei. Porém de uns tempos para cá ele diz que se acha a mulher do relacionamento, pois sempre ele quem faz surpresas, busca me agradar e me fazer feliz. Sou uma pessoa muito fechada e não sei demonstrar afeto e agradecimento em certos momentos, eu tento mudar esse meu jeito, pois percebo que ele não gosta. Mas não é tão fácil. Ele acha que faço muito pouco por nós, é verdade. Deixo de fazer as coisas para ele por medo de não ser legal e ele não gostar. Sou muito insegura em relação as minhas atitudes, acho que estou com medo de não dar certo com ele como foi com meu ex. Morro de ciúmes da ex-namorada dele, sempre penso o que ela fez de legal para que o relacionamento deles durasse, e sinto que se ela não tivesse terminado eles estariam juntos até hoje, por isso morro de ciúmes. Ele me ama eu sei, mas quer que eu prove que também sinto o mesmo. Enfim quero um conselho para mudar meu jeito de ser e salvar meu relacionamento, não quero perde-lo.
Quanta insegurança!! Você tem mesmo certeza que ele te ama? não que ele não ame, mas medrosa como você está parece que você apenas suspeita que ele te ama, mas não acredita de fato!
Da mesma forma que não tem muito como medir amor, não tem muito como prová-lo. Se ele te agrada, faz tudo por você, e se você nem sempre faz as mesmas demonstrações de afeto é algo que antes de tudo tem a ver com o estilo de cada um, e ouso a dizer que isso pode ter a ver inclusive com a criação que tivemos, o que não significa dizer que o que baba mais é o que mais ama, e vice versa (se fosse assim um babão que conheci na minha vida nunca teria traído tanto a namorada dele, ainda bem que ele era apenas meu amigo haha)!! Se ele está acostumado a demonstrar afeto, não será de um dia pro outro que ele parará, da mesma forma que, se você tem dificuldades com isso, não será amanhã que você começará a ser mais romântica. Tento em vista tudo o que foi falado e, se você realmente acha importante mudar, aqui vão algumas dicas!!
1- Tente ser menos insegura: Se você está insegura, dificilmente acreditará que algo que você está fazendo dará certo, e como resultado disso acabará não fazendo nada – o que não seria legal para quem está buscando justamente fazer algo, né?! Nunca deixe de fazer algo com medo dele não gostar: desde que não seja algo evidentemente negativo (do tipo dar uma blusa do time que ele não gosta haha), ouse!! Se você viu uma caneca na rua e achou a cara dele, presenteie-o. se ele não gostar você gostou e acredito que ele terá a sensibilidade de perceber que a intenção foi boa e que você se lembrou dele. Se ele gostar de você com certeza achará isso importante, até mais do que o presente em si.
2- Não deposite toda a responsabilidade do relacionamento em você: Se ele não gosta de algo que você faz, ele também tem que te ajudar a melhorar. Sem essa de “olha eu faço isso e você não”. Cada um é cada um e faz o que pode. Não dá para ficar cobrando do outro coisas que queremos em troca só porque achamos que não deixamos faltar nesse ponto, e isso vale para ambos.
3- NUNCA, em hipótese alguma se compare com a ex dele: Se o relacionamento entre eles durou, não quer dizer que ela é melhor do que você. Ela tem muitas qualidades, mas você também tem e, por sua vez, ambas tem muitos defeitos. Não dá para ficar medindo tudo, ok? até porque se você se esforçar demais para parecer a ex vai acabar é trazendo o fantasma dela de volta haha.
4- Não idolatre tanto o seu parceiro: Se você gostou dele por muitos anos e só está com ele agora, ótimo, agora, não tenha tanto medo de perdê-lo porque nisso você poderá acabar perdendo ele de fato. Deixe a vida rolar e se não der certo não deu, mais importante do que isso é aquele velho clichê de ter sido sempre você mesma e ter tentado dar o seu melhor. Você não pode fazer mais do que o que o seu corpo e sua mente conseguem fazer, e se forçar demais poderá acabar atropelando você e o outro.
Por fim, um último comentário que tenho a dizer e que pode não ser o seu caso mas acho importante ser levado em consideração é que, muitas vezes, o que querem que a gente mude é justamente o nosso charme e a nossa salvação, por assim dizer. Se ,por exemplo todo mundo critica o fato de você não ser muito romântica, e “não se entregar às circunstâncias”, às vezes é bem por causa desse seu “defeitinho” que você se salvou de se iludir com o fulano de tal que só iria piorar a sua vida. Por sua vez, aquele outro que tem o “defeito contrário”, que seria o de ser “romântico demais”, pode ter conseguido o grande amor da vida dele justamente por essa sutileza em não ter medo de amar. Quero dizer com isso que todos os defeitos podem ser também qualidades, e vice versa!! O importante disso é tentar ser apenas o que você realmente acha interessante e CONSEGUE ser, e não apenas o que o seu namorado quer que você seja, até porque se você se forçar a ser algo que não está na sua essência dificilmente conseguirá sustentar a situação por muito tempo. Vendo por esse ponto de vista, seria até melhor que você “perdesse mesmo”.
Seu namorado pode não ter se dado conta, mas as vezes ele gosta de você desse seu jeitinho mesmo, e poderia até estranhar se você mudasse muito, porque afinal de contas, ele te pediu em namoro, não é mesmo?! É claro que desde que vocês começaram o namoro provavelmente ele percebeu que você não é perfeita, bem como ninguém é, e pode ser que ele espere melhora de sua parte em certos aspectos, porém, você pode até mudar, mas faça isso antes de tudo por achar importante e relevante para a sua vida, e não apenas necessário para não perder o namorado, certo?!
Boa sorte!