Leitora: Eu acho que estou interessada num certo rapaz (falei acho porque não sei se realmente estou interessada nele ou se pelo fato de está sozinha a um certo tempo e por as vezes me sentir carente achar que estou interessada nele) mais tem um porém, ele é evangelico e eu sou católica. Ele é um daqueles evangélicos fervorosos que só escuta músicas gospel, que não faz sexo antes de casar, etc… enfim ele é extremamente certinho. E eu não sou totalmente certinha, eu gosto de músicas evangelicas mais também gosto de ouvir outros estilos, gosto de namorar em todos os sentidos e eu não sei se conseguiria estar com uma pessoa assim. Em nenhum momento ele teve atitudes de interesse (pelo menos não que eu tenha percebido) e na verdade nem eu (de vez em quando dou até umas indiretas mais sempre em tom de brincadeira, tipo certa vez, disse que ia jantar fora e perguntei se ele queria ir juntos, coisas do tipo) até porque tem outro porém, nosso contato é mais pela internet (conheci ele pela internet e não nos conhecemos pessoalmente, só nos falamos por redes socias) conheço ele e conversamos há quase 1 ano.
Como eu posso saber se há interesse da parte dele sem ter que chegar pra ele e perguntar? Como eu posso forçar um encontro com ele, alguma coisa que pareça natural? Será que dá certo o envolvimento entre duas pessoas de religiões diferentes sem que eu precise me converter a religião dele (caso a gente tivesse algum tipo de relacionamento)? Não queria ter que chegar pra ele e ser direta dizendo algo do tipo: olha eu acho que to afim de você e quero saber se o interesse é compartilhado. Porque independente do que aconteça quero manter a amizade porque ele é uma pessoa incrivel. Estou muito confusa com essa situação.
Bem, a carência é um sentimento inerente ao ser humano, já que ele não nasceu para viver sozinho e, na maior parte do tempo, está em busca de companhia. Sendo assim, nada mais natural que você se sinta interessada por alguém que reúna as condições que você considera importantes para despertar o seu interesse, embora não necessariamente esteja apaixonada por essa pessoa.
O fato de ele ser evangélico pode representar uma entrave à sua pretensão de ter algo mais com ele, já que evangélicos de determinadas denominações, como parece ser o caso dele, mostram-se sempre mais fechados em relação a qualquer tipo de influência externa estranha às suas tradições religiosas. Ele parece levar um estilo de vida completamente diferente do seu e fica muito complicado você tentar se aproximar de alguém desejando um envolvimento, já querendo que a pessoa mude, molde-se a você, sem que tenha a intenção de também moldar-se ao outro.
Obviamente que relacionamentos entre pessoas de religiões distintas pode vir a dar certo. Porém, isso fica bem mais difícil quando ambos ou um deles pertence à religiões muito restritivas como alguns seguimentos evangélicos, por exemplo. Nesses casos, a convivência se torna praticamente impossível ou exaustivamente conflituosa, porque sendo ele um evangélico fervoroso, certamente não irá querer frequentar os mesmos ambientes que você, tais como barzinho, determinados shows, etc; de modo que ficará difícil até para vocês decidirem um lugar para irem juntos. Ademais, que relacionar-se implica viver constantemente em conflitos, e uma ótima forma de atenuar essa consequência é tentar conviver com pessoas que guardem conosco mais semelhanças do que diferenças.
Ele não teve nenhuma atitude que sugerisse algum interesse por você talvez porque uma das regras existentes em algumas igrejas evangélicas é não namorar pessoas de outras denominações que não sejam evangélicas, podendo, caso ele desobedeça essa norma, até ser punido pela igreja. Assim, ele pode até sentir algo a mais por você, mas talvez em obediência a essa regra, ele não queira criar meios que possam gerar uma aproximação mais íntima entre você e ele.
Se você estiver mesmo disposta a investir nisso, seria interessante que você demonstrasse mais interesse pela religião dele, pedindo informações a ele sobre como funciona a igreja nas conversas via MSN de vocês, conversando sobre temas sociais que tenham alguma previsão bíblica como homossexualidade, divórcio, ou até mesmo sobre o sexo antes do casamento e que uma determinada igreja evangélica tem até o culto das princesas e dos príncipes, onde jovens são doutrinados a se abster sexualmente. Você pode começar dizendo que estava lendo a Bíblia (ler a Bíblia é um hábito constante entre os evangélicos) e viu que ela menciona que o sexo antes do casamento é pecado e que queria saber a opinião dele sobre isso e por que, mesmo a Bíblia condenando tanto o erotismo e a sensualidade, ela traz um livro completamente erótico como é o de Cantares de Salomão.
Dentro desses temas sugeridos, você pode criar subtemas, perguntando, por exemplo, qual é o tratamento que a igreja dispensa aos membros com tendências homossexuais, por exemplo. Se o assunto que você quiser abordar for virgindade, poderá abordá-lo perguntando a ele sobre o porquê do sexo antes do casamento entre os evangélicos ser considerado errado se, de acordo com pesquisas, 86% dos divórcios entre evangélicos ocorre por incompatibilidade sexual. Se o tema for divórcio, poderá perguntar se mais errado do que se divorciar, não seria viver mantendo uma situação de aparência onde as pessoas por não se amarem mais, não conseguem nem se respeitar… Bem use sua criatividade para desenvolver assuntos que possuam abordagem bíblica, mas sem brigas, se você ver que o debate poderá gerar desentendimentos, acho melhor mudar de assunto, porque se não vocês poderão ter desavensas desnecessariamente.
Demonstre nessas perguntas um real interesse e curiosidade em saber o que ele, enquanto evangélico, pensa sobre isso para não passar a impressão de que você está trazendo o assunto à tona mais com o intuito de criticar do que entender o motivo pelo qual determinados assuntos têm tratamento tão diferenciado dentro da comunidade religiosa que ele faz parte. Isso servirá para você mostrar a ele que, mesmo não sendo evangélica, não é totalmente arredia a essa fé (isso se você não for mesmo, se for, acho melhor nem começar!).
Jamais toque em assuntos referentes à fé dele em tom de crítica porque ele pode se ofender ou pensar que você tem uma visão muito distinta da dele e não está aberta a conhecer novas filosofias de vida, complicando ainda mais a relação de vocês. Todos essas sugestões temáticas para você engatar um papo com ele servem apenas para você demonstrar que se interessa e tem curiosidade sobre a ideologia da religião dele, fazendo disso um ponto de aproximação entre vocês, já que é esse mesmo ponto que as vezes parece afastar ambos.
Tente saber qual é a igreja que ele frequenta e, se não for tão difícil se deslocar da sua casa para lá, pergunte a ele se vocês não poderiam ir juntos para assistir a um culto. Peça para ele te sugerir ou te apresentar novos cantores evangélicos, ou você mesma procure no Youtube músicas de cantores evangélicos e mostre a ele como forma de iniciar uma conversa. Um cantor ótimo para você mostrar a ele como cantor é o Elvis Preslley, que pouquíssima gente sabe era crente da Assembléia de Deus e que foi intérprete de um dos hinos que é um dos maiores clássicos da música evangélica, tendo sido gravada, inclusive, por vários cantores evangélicos brasileiros clássicos, tais como o Feliciano Amaral e o Luiz de Carvalho, que são tidos no meio gospel como uma lenda!!
Procure no Youtube “Peace in The Valley – Elvis Preslley”. Quando fizer isso, surgirá um vídeo de 1957 onde ele interpreta esse hino em um coral de homens. Tem também um onde ele interpreta outro clássico da música evangélica, chamado “Grandioso Es Tu já depois da fama”. Talvez ele não saiba que Elvis foi um dos intérpretes dessas musicas que são tão aclamadas pelo público evangélico, e será um ótimo gancho para você engatar um papo com ele dentro das tradições religiosas dele, falando sobre um cantor que teve influência tanto no meio evangélico, como fora dele. Fora que, com isso, você estará demonstrando que se interessa pelo estilo de vida que ele leva, e talvez perceber isso o agrade bastante. Isso se você realmente estiver interessada em tomar essas providências, claro!
Boa sorte!