Leitor: Oi, conheci uma moça legal e muito inteligente que é justamente meu fraco! To bem no início da relação e to começando perceber uma coisa boba, mas que me incomoda bastante! Ela não para de falar!!! Fala compulsivamente e muita das vezes por telefone e tal, e eu odeio ficar mais de 20 segundos com cel ou telefones na orelha… não quero parecer grosseiro porque eu realmente não sou, e nem magoar de alguma forma, gosto dela e pretendo seguir em frente a relação… mas se continuar assim não sei se vou aguentar… ou eu vou “desligar” igual na época mais jovem, em que minha mãe não parava de falar e eu não ouvia nada, só ia saber o que ela falou depois, quando levava bronca por não ter feito que ela havia pedido! O meu pedido de ajuda é: como fazer ela parar de falar tanto assim? Obrigado!
Quer se relacionar com uma mulher e quer que ela fale pouco?? Senta lá Cláudia que isso não exziste! kkkkkk. Mas ó, tudo bem que pelo o que você falou ela deve ser um pouco exagerada, mas você parece um pouco exagerado também, só que para o outro lado. Menos de um minuto no telefone é o máximo que você consegue? Vou dar algumas dicas boas para os dois lados, ok?
Tente arrumar assuntos em comum
Será que o que está acontecendo é porque você não se interessa pelos assuntos que ela fala? Tente arrumar assuntos em comum (projetos, sonhos, hobbies, etc), assim as conversas serão bem mais prazerosas. Porém, não se engane: viver a dois é também abdicar de coisas que você gosta em prol do outro. Ou seja, você terá que ouvir um pouco da colega chata de trabalho que ela tem e essas coisas que mulher adoraaa falar, porém, não coloque tanto peso assim nas coisas: interprete isso como confiança e necessidade de desabafar com alguém. Se você achar que ela já está falando demais e repetidamente sobre o mesmo assunto, aí sim você muda a fita, fala educadamente que tem que desligar, etc. Mas ouvi-la um pouco faz parte do processo de estar com uma mulher.
As pessoas fazem muitos cursos para aprender a falar, mas ninguém faz para aprender a ouvir
Se ela é tão inteligente como você diz, você já parou para pensar que poderia aprender muita coisa com ela? E mais do que isso, você aprenderia cada vez mais a respeito da mulher que você tem? Sempre acho que quem fala demais é meio carente, mas também acho que quem não tem a mínima paciência para ouvir é muito egoísta, ou ingênuo que acha que sabe tudo. O meio termo é sempre o melhor: ela pode aprender com o seu silêncio, mas você pode aprender a não ser tão omisso com ela. Lembre-se que o exemplo é o que mais contagia. Ou seja, com o passar do tempo, você vai acabar pegando algumas coisas dela e ela as suas, bem como vocês tendem a se acostumar um pouco mais com o jeito do outro (desde que não seja nada demais, claro!). Legal, né?! Sem contar que também não sei se ela não fala muito justamente por você não falar nada e ela ficar com medo da conversa ficar no vácuo. Assim ela acaba falando pelos dois. Pense nessa possibilidade.
Você tem um trauma
Por outro lado, é visível que você tem um trauma de infância. Como sua mãe não parava de falar e pelo visto os assuntos não eram dos melhores (vai arrumar suas coisas menino! Tire a toalha na cama! Venha almoçar! Arrume a bagunça!), você acabou por associar inconscientemente que toda mulher que fala demais é só coisa chata, e em casos extremos são até mesmo cobranças e pressões psicológicas à sua pessoa. Trabalhe com esse trauma e tente reprogramar o seu cérebro se lembrando de pessoas que falam muito e que você adora(va), tipo algum professor, apresentador de televisão, etc. Se esqueça um pouco da sua mãe: isso te fará muito bem.
Diga logo que não gosta de telefones
Já combinamos que você vai tentar chegar a um meio termo, vai parar de ser tão traumatizado e egoísta, enquanto mudará de assunto quando ela começar a falar demais, porém, não enrole muito para dizer a ela que você não gosta de telefones, pois isso ajudará vocês a chegar naquele meio termo que disse no início desse post. Porém, se você acha mais legal – ou ao menos não se incomoda tanto – de ouvir uma pessoa ao vivo, explique isso a ela e deixem as conversas importantes para serem conversadas frente a frente, em um restaurante quem sabe! O mais importante é você pensar que, nesse caso, é pior você não falar nada, provavelmente dar pinta de que está achando tudo um saco ao telefone e chateá-la, do que falar de uma vez por todas que não gosta da tecnologia e evitar interpretações que pegam pelo lado pessoal.
Boa sorte!