A celulite é uma desordem metabólica que se apresenta no tecido subcutâneo (abaixo da primeira camada da pele) e promove algumas alterações no contorno corporal, principalmente feminino, causando a famosa aparência de “laranja enrugada”, incômodo de grande parte das mulheres.
Mas quais são as causas?
Não só o excesso de peso, tendências genéticas e tabagismo, como também disfunções hormonais, péssimos hábitos alimentares e até mesmo problemas psicológicos, como o estresse, pode ativá-la ou piorá-la.
Cabe dizer que, ao contrário do que muita gente pensa, a alimentação e as desordens hormonais são tão importantes quanto o fator genético no que diz respeito a possuir o problema.
Por que a celulite é mais comum nas mulheres?
Isso acontece devido não só à organização corpórea das mesmas como também devido ao hormônio feminino estrogênio. E aí, aliado aos problemas ditos acima, já Elvis!
E o que a gordura localizada tem a ver com a história?
Muita coisa, mas não tudo. Ao menos em mim, toda vez que elimino a gordura localizada, a quantidade de celulite vai diminuindo também. Isso acontece mais ainda quando faço exercícios, pois os mesmos “oxigenam melhor o corpo” (a famosa circulação), enquanto mata nossos famosos bacons. E aí, carne magra e celulite tendem a se repetir.
PS: Não é à toa que a bunda costuma ter bem mais celulites visto que o tecido adiposo tende a ser maior por lá – mesmo que a mulher não seja gorda/obesa.
E os tratamentos estéticos?
Tratamentos específicos para diminuição ou quebra de tecido adiposo em determinada região tendem a funcionar bem, e isso acontece mais ou menos pela mesma lógica do exercício físico: oxigenam o corpo, ativam a circulação, etc. Porém, é necessário fazer uma consulta com um esteticista de confiança a fim de ver qual tratamento + quantas sessões seriam indicadas. Eu, por exemplo, tenho celulites que a academia nunca tirou e meu professor indicou um tratamento extra. Porém, ainda não corri atrás disso e aceito parcerias kkkk.
Por fim, chás como o Verde, de Hibisco e o de Pêra podem ajudar a combater a danada, visto que diminuem a retenção de líquido – outra causa que estimula a presença da mesma. Porém, cuidado com o chá de hibisco, que apesar de ter muitas propriedades benéficas, pode causar infertilidade (fale com seu médico caso queira engravidar).
**************************************************************
É isso, mas queria aproveitar o tema pra jogar uma enquete aqui: Alguém já testou acrescentar pimenta e gengibre na comida afim de que a circulação aumente e assim as celulites diminuam, ou é mito?