Leitora: Conheci num app de namoro um gringo que fez minha cabeça, literalmente. Ele é 10 anos mais velho, temos a mesma profissão, somos estáveis e decidimos nos conhecer.
Estou triste, pq confiei demais nas palavras de um cara que mal conhecia. Vivemos momentos lindos nesses 15 dias que ficamos juntos, ele teve que viajar temporariamente ao seu país a trabalho e nos falávamos todos os dias, eram juras de amor, planos, fotos, declarações, etc. O que me entristece é o fato de que hoje (do nada) ele veio pedindo um tempo. Disse que, por decepções com um antigo amor do passado, não consegue mais se entregar, confiar, que andou pensando muito e queria um tempo pra si. Pediu desculpas, eu o xinguei, me senti iludida, pois dizia que tinha superado a mulher, brigamos e ele me bloqueou.
O problema é que acabei me apaixonando! Ele volta daqui a 2 meses, mas tenho dúvidas se podemos nos acertar um dia. Apesar de gostar, não sei se conseguiria ainda crer no que ele dizia sentir por mim. O que faço? Desisto, dou tempo? Gosto dele, mas essa incerteza me mata…tô perdida!
Tenho 26 anos e ele 36 anos.
Vamos analisar a sua parte + a dele, ok? Ou seja, vamos tentar ver “aonde é que cada um errou”.
Você disse:
“Estou triste pq confiei demais nas palavras de um cara que mal conhecia.”
Percebe como você já resumiu sua ingenuidade nessa frase? E mais ainda, percebe como você está jogando a sua culpa nele?
Como você mesma disse, você depositou coisas demais em uma pessoa que você mal conhecia, e pior do que isso, foi intensa, só que de um jeito errado.
Eu particularmente sou super a favor da intensidade, porém, ela precisa ser minimamente calculada antes. Você precisa testar o ambiente, ver realmente quem é esse cara e convenhamos que, se EM MESES você não conseguiria ter certeza – quem dirá em dias! Ainda mais ele sendo gringo e, sem querer generalizar, mas já generalizando, nem sempre eles têm boas impressões sobre nós.
Na minha última viagem mesmo, choveu de gringo – e gringo bonitão! – em cima de mim. E sabe o que eu pensei? Que mesmo se fosse solteira, teria o triplo de pés atrás do que teria com um brasileiro, mas aí foi só uma observação que vai de você ver se adapta ao seu caso ou não.
Enfim, independente do que eles geralmente acham sobre “nós”, eu sinto que ele realmente gostou de você, que ele realmente se apaixonou. Porém, quando ficou intenso demais, deu pra trás e ficou assustado. Coisa que diga-se de passagem, é algo muito comum nesse mundo “receoso” em que vivemos.
Daí você, mais uma vez sendo intensa de um jeito errado, o xingou como se isso fosse fazê-lo voltar atrás, o que claro, só o assustou e o afastou ainda mais. E ele está certo, concorda? Ninguém gosta de pressão, a começar por você.
De qualquer forma, eu realmente acredito que ele estava com medo de ser um caminho sem volta (parece brega, mas muita gente tem medo de ser feliz). Mas presta atenção: isso não significa que ele gostou de você da forma que você gostaria, e é justamente por essas e outras que te dou um conselho:
No futuro, por mais que o cara seja maravilhoso, dê um passo por vez. Seja intensa, mas do jeito certo.
Mas Luiza, qual seria esse jeito certo?
Vai viajar com ele? Ótimo, curta horrores e nem olhe o celular.
Vai fazer sexo? Maravilhoso também, esqueça os seus pudores e que existe amanhã. Só se lembre da camisinha kkkk.
O dia tá legal? Curta, mas sem, por exemplo, ficar com medo “de não ter outro dia com ele”.
Acabou e ele sumiu por uns dias, ou até mesmo pediu um tempo? Deixe-o no mundinho dele, deixe-o pensar por quanto tempo ele precisar. Só que enquanto isso, você segue o fluxo e não obrigatoriamente precisará ter paciência eterna.
É respeitar o limite e o tempo do outro, mas sem se esquecer do seu.
Enfim, apenas siga: difícil, mas simples assim.
“Mas Luiza, e se ele não voltar?”
Se isso acontecer, você estando preparada como quero que você fique, você até poderá chorar, mas sobreviverá com aquela incrível paz na consciência de ter feito o que pôde.
Agora, concorda comigo que, com o despreparo que você estava, você se estressa à toa e é aí que ele não volta mesmo?
A propósito, nem acho que ele não ficou contigo por causa da ex não. Acho que, fora as coisas que disse, talvez ele não gostasse o suficiente e por isso achou que não valia todoooo o esforço que esse namoro à distância (e bota distância nisso!), traria. E piorou quando você não respeitou o pedido dele (ainda que, mais uma vez, você também não era obrigada a concordar).
“Mas Luiza, se a partir de hoje eu ficar numa boa, será que ele mudaria de ideia e um dia me amaria a ponto de se sacrificar por mim?”
Talvez até sim, mas conselho resumido da Lu:
Viva sua vida, conquiste suas coisas, seja a mulher incrível que tenho certeza que você consegue ser. Deixe o tempo passar e, tão importante quanto isso, coloque na cabeça que acabou, que foi bom enquanto durou e que você o perdeu. Se abra também a conhecer novos amores, fazer novas amizades, curtir e trabalhar bastante. Daí seeeeeeeee um dia ele te procurar (não conte com isso, sério), você pensa.
Também entendo que “hoje” parece algo desesperador e que você o desejará para sempre, o que consequentemente, poderia dar a impressão de que é só ele estalar os dedos que você volta. Mas acredite, quando você não desiste de viver a sua própria vida, não será bem assim não, rs.
Tem muita gente legal e muita oportunidade no mundo, sério! Para que logo logo ele seja ofuscado, só dependerá de você, e claro, da sua vontade em realmente ser feliz e dar a volta por cima.
Se no fim você aceitá-lo de volta, veja também se melhora nesses seus defeitos, tá? Ninguém é obrigada a ficar contigo e te amar pra sempre, “só porque te prometeu isso”. As pessoas mudam de ideia, a começar por você. Daí vai da sua esperteza ficar velhaca nisso. Como disse esses dias na fanpage, entenda todo “eu te amo” como um “eu te amo hoje“. Acho mais fácil para não se decepcionar depois.
No mais, deixe seu pensamento mais flexível. Não pense que ele é o homem mais incrível da face da terra só porque te deu alguns momentos incríveis. Bacana, legal, mas pra ele descer do posto, só dependerá da sua força de vontade em fazê-lo não ser mais tão importante assim.
Lembrando que nem tudo é perda, mas livramento. E que nem tudo que reluz é ouro – como já diziam esses dois velhos ditados.
Boa sorte!
Relacionado: Namoro à distância dá certo mesmo?
13 Comentários
Pois é, eu aposto que ele digitava com uma mão só quando escrevia essas juras de amor, pois com a outra mão tava jogando aquele basquete com a ex! kkkkkkkk
sorry jango, I couldn’t resist
Tem gente que sabe falar, sabe prometer, sabe declarar juras de amos, porém, essas mesmas pessoas não sabem os significados das palavras que dizem e as vezes nem é por leviandade, mas ignorância do peso e do significado de um “eu te amo”.
Porém, dá para se tirar algumas certezas do seu relato:
1 – do nada, nada sai. Ele disse que te amava, mas ele já sabia que era só um caso passageiro;
2 – ninguém que ama de verdade pede tempo, mas sim corre atrás para ficarem juntos;
3 – não acredite em promessas e sim em ATITUDES;
4 – um relacionamento tem que ser fácil e facilitado pelas duas partes. Quando um começa a complicar e a colocar empecilhos, pode saber que nesse angu tem caroço;
5 – tem outra mulher na jogada (esteja certa disso).
Agora o que você fará com essas informações vai depender só de ti. Mas exemplifico o que EU (Mariana) faria: bloquearia ele da minha vida, sofreria um pouco pelas projeções e planos frustrados e me prepararia para o próximo amor…tentaria ser mais cautelosa, criteriosa e paciente.
Isso, colega. Certa em todas as tuas colocações. Esse papo de estar doente…tudo conversa! não deixou nunca de manter contato com a ex.
Relatei melhor la em cima o que aconteceu, se puder ler, te agradeço.
E ja estou seguindo seus conselhos, vou bloquea-lo em tudo de mim, a começar pelo whats…
Estou bastante machucada, mas feliz pelo livramento que Deus me deu! Bjks
Pra mim ficou bem claro que ele estava apenas querendo dá uma boa trepada. E todas as ppromessa eram da boca pra fora. Homem sabe ser bem cafajeste quando quer.
Sinto muito, leitora, mas tudo leva a crer que você foi ludibriada.
15 dias; bem, entre os cristãos cópitas esse tempo é suficiente para preparar um casamento, arranjado entre uma moça menor de idade e um homem com o dobro da idade dela.
LLeitora, se tu não tivesse faltado as aulas de biologia, saberia que o ser humano tem um hormônio chamado ocitocina que, entre outras coisas, é responsável pela sensação de proximidade com alguém, que no teu caso funcionou como gatilho para projeções.
Mas, como tu acredita que vocês são almas gêmeas, e desconfio que apenas afirmar que ele te usou talvez não surta nenhum efeito, tente responder as seguintes perguntas:
Qual característica tu mais admira nesse homem?
Qual o maior sonho e o maior medo dele?
Qual a mania mais fofa e a mais insuportável dele?
até que ponto as crenças de vocês, religiosas ou não, se afinam?
Como vocês pretendem lidar com o choque cultural?
Difícil né? Tem muita gente “junto” a anos que também não consegue, demonstrando o artificialismo do relacionamento, portanto, tu teve transas fantásticas, um ouvido complacente, uma dúzia de frases ensaiadas para frear teus prováveis lamentos sobre a própria vida, mas nem de longe criou vínculo com alguém a ponto dele fazer esforço por ti.
Aconselho que te proteja mais emocionalmente, não só porque tu está muito velha para acreditar em amor ao primeiro clique, mas, principalmente, porque temos uma boca e dois ouvidos, devendo haver alguma utilidade providencial nessa desproporção.
Eu discordo da Luiza quanto ao que devemos ouvir quando nos dizem “eu te amo”, porque acredito que deveria haver mais responsabilidade afetiva, afinal, Shakspeare já dizia “que a palavra amor perde o sentido quando usada sem critério”.
Quem dá tempo é relógio isso desculpa de gente covarde de pessoas não sinceras que tá escondendo algo(a) que pode crê porque tem outra 3 pessoa na jogada nessa história rs. Colega eu já só contra arranjar alguém em aplicativo de namoro etc… seja ele brasileiro ou estrangeiro(PIOR AINDA CAUTELA DOBRADO) cara vc foi muita ingênua e imprudente fia desconfia de homem desconhecido vc só tinha o conhecido só em 15 dias e o cara começou só falando palavras bonitas e românticas miga homem de boa intenção ele primeiro quer conhecê-la de verdade na amizade vai demorar um tempo a fazer declaração de amor. Quando o cara tá assim muito “rápido” demais porque ele quer só prazer(SEXO): beijo na boca, amassos, pegação e tentar levar vc mais rápido possível logo pra cama quando conseguir o que quer ele vai dá qualquer desculpa ou sumir mesmo CAI FORA. Ainda mais pelo outro fator que vc devia ter ficado com 20 pés atrás com ele me pareceu que ele ligado a ex namorada não a esqueceu. Vai lá saber tava ficando contigo pouco tempo passando tempo e ao mesmo tempo tentando reconciliar(JÁ RECONCILIOU COM ELA) com a ex dele do país dele ou tbm ele encontrou um novo amor por aí o fato é que ele não tá sozinho. Meu conselho sai fora esquece esse cara vc que tem bloqueia ele paro resto da sua vida e aprende essa lição seje prudente e cautelosa quando for para conhecer uma nova pessoa não vai logo se entregando ao impulso de uma paixão.
Quando der, faça um usuário no disqus. Fui tentar dar like e as vezes dificulta kkkk
Flores, quem fala aqui é a mocinha da história. Então…nesse meio tempo (8 dias após) ele mandou msg, voltou como se nada tivesse ocorrido. A desculpa foi de q ele suspeitava estar con uma doença grave e queria me poupar, inclusive mandou fotos do exame (nao era nada serio) e o próprio depois acabou confessando q a ex que ele ”ama” o procurou….tivemos uma linda conversa, ele jurou te-la bloqueado, apagou fb pra não ter mais “contato com o passado”, enfim…mandava cada vez mais vídeos e declarações apaixonadas de q nao via hora de voltar pro Brasil (volta fim desse mês). Tudo estava lindo até anteontem (10 dias de puro love), quando do nada (de novo) mandou um áudio “terminando” tudo, mandando o esquecer e sumiu, como sempre, a desculpa é a mesma, acha q ainda está “doente”. Consegui me conter até hoje, ao ve-lo online no whats em plena 3h da madrugada, e o xinguei de novo. Ele nao leu as msgs e ainda por cima deletou meu número. …
gente, concordo em tudo com vcs, agora ficou mt claro o tipo de homem que ME LIVREI! Estive carente sim, e o que ta doendo agora é saber que me deixei enganar mesmo com todas as evidências de que esse cara sacaneava meus sentimentos direto.
Até na macumba eu fui, oq foi dito que essa ex faz feitiço pra ele e ele pira, é a hora que ele se desfaz de tudo e some…
Me sinto péssima, mas tentarei me levantar e aprender com esse tombo.
Agradeço a força e opinião de todos.
Se quiserem, podem comentar aqui.
De tempo ao tempo e se recupere. Nesse meio tempo não de lado a ele, esqueça que ele existe com ou sem macumba.
Obrigada Mari.
Preciso seguir.