Como me dar bem com minha sogra sendo que não gosto dela, nem ela de mim?
Leitora: Tia Lú, sou espectadora do seu canal no YouTube há mais de 2 anos, e sempre absorvo muito do que é passado por você e pelos seus inscritos.
Eu sou uma mulher de 32 anos, casada e mãe de 2 meninos, há mais de 4 anos encontro-me em uma crise familiar de proporções enormes e ao mesmo tempo sem fundamento algum, já parei para pensar e a única conclusão que chego é: “ranço“.
Isso mesmo, a família do meu marido tem ranço de mim e eu reciprocamente tenho deles. É algo terrível que está afetando muito a nossa convivência, especialmente pelos meninos que ainda não entendem nada, mas mesmo assim sentem as consequências da relação frustrada de nós adultos.
Para você ter noção, a mãe do meu marido não vê o neto menor pois não suporta ir na nossa casa, e o pior que ela implica com quem quiser participar mais ativamente da vida dos meninos, como o marido e a filha. Afasta todos de nós, só por não me suportar. Chega a tratar até o filho, meu marido, com indiferença. E antes que me pergunte, nós nunca discutimos muito menos brigamos de qualquer forma, é uma verdadeira guerra fria.
No meu pós-parto eu mudei um pouco, fiquei mais sensível a comentários e intervenções de outros, inclusive dela, na minha forma de criar meu filho e lidar com o manutenção da minha nova e pequena família. Sou muito autônoma em relação à minha família, dividindo responsabilidades e decisões apenas com meu marido. Acredito que essa postura foi um dos maiores motivos do desagrado dela, sogra, em relação a mim, como ela mesma expressou certa vez.
Infelizmente achei que ignorando tudo isso viveria melhor, mas a realidade é que a cada ano que passa vejo o quanto isso nos afeta e só cresce englobando todos a nossa volta com essa atmosfera hostil de frieza e indiferença. É muito triste viver assim, uma família tão pequena que poderia viver de forma ao menos sociável respeitando as diferenças de todos e principalmente contribuindo para a formação dos meninos com coisas boas, como amizade, respeito e mais amor. Acho tudo muito triste e ao mesmo tempo não sei o que fazer, pois não sinto a menor reciprocidade deles de acabar com esse ranço, pelo contrário, parece que elas (sogra e cunhada) se realizam em afastar a si e a todos de nós, apenas com o intuito de me atingir. Obrigada pela oportunidade de desabafo e gostaria de saber se você estivesse nessa situação, o que faria? Beijos.
Assine o Canal e clique no sininho para ativar as notificações!
3 Comentários
Concordo com a Lu.
Pode ser que a sua sogra seja uma fdp e não trazer nada de bom.
Mas caso não seja tudo isso, já que você mesma disse que não houveram grandes discussões ou demonstrações de maldade ou algo assim, só a frieza, acredito que você deva fazer a sua parte para estreitar os laços.
Ninguém está dizendo para você ser a melhor amiga dela, mas tente pelo menos criar um ambiente saudável para que seus filhos cresçam.
Esquece um pouco o seu orgulho e esse “eu sei mais do que ela sobre criação” e saiba que na vida não da para a gente estar 100% certo…….. o que quer dizer, em outras palavras, que ela deve ter algo de bom para oferecer.
Seu marido não é uma boa pessoa?
Então, ela teve parte nisso eu acredito.
Uma dica é começar a criar almoços ou jantares na sua cabeça, pelo menos 1 vez por semana e chame seus sogros. Nesse evento tente ser mais receptiva e puxar conversa com eles. Por trás do pano, fale para o seu marido conversar com o pai dele para dizer que essa é uma forma de vocês conseguirem ser mais amigáveis e principalmente é o melhor para as crianças.
Quem sabe você não descobre também uma boa amizade com a sua cunhada ou até o seu sogro com o tempo.
Isso é tão delicado,né?
Eu já tive sogra maravilhosa. Era tipo uma mãe.
Agora tem sogra que acho que sente ciúmes demaisssss do filho, ou sogra que tem aquela síndrome de querer aparecer mais (que me fugiu o nome agora).
Tb já tive um sogro q só gostou de mim quando bati uns papos com ele e ele me achou inteligente. Antes ele não me cheirava muito não (será q é pq era roqueira? kkk). Mas ao menos ele gostava d um bom papo, já pensoou se não falasse comigo pq achasse q fosse pobre ou me vestisse mal? kkk
hahahah, então
As pessoas iam se surpreender como uma conversa sincera pode fazer toda diferença de como vemos alguém, tanto para o bem quanto para o mal, rsrs
” já pensoou se não falasse comigo pq achasse q fosse pobre ou me vestisse mal? kkk”
Exato. Ele devia estar com o pé atrás contigo, mas quando finalmente parou para te ouvir, percebeu suas qualidades e começou a gostar mais de você.
Admito que sobre pessoas, eu tenho um pouco de “santo bater ou não”, mas eu sempre tento prestar atenção no que me falam, ou quando alguém entra no meu circulo social de alguma forma, porque as vezes a gente se surpreende e faz boas amizades.