Leitor: Primeiramente Gostaria de Parabeniza seu Blog ele é muitoo legal! meu problema é que não consigo esqueçer minha Ex-namorada tivemos 2 anos e 3 meses de namoro, tudo no começo era ”perfeito” mas depois de um tempo que ela arrumo um emprego ela mudo muito comigo, e dai por diante começo nossas Vindas e idas no relacionamento até que do nada ela terminou comigo do nada! e começou a beber pra passa mau, fuma etc. isso já faz quase 8 meses que ela terminou comigo e não consigo esquecer ela, sempre fiz o melhor pra fazer ela Feliz sempre respeite ela, fui carinhoso,romântico meu maior sonho era casar com ela e ela também me dizia isso, mas quando terminou comigo ela disse que tinha falado por falar e que realmente não sentia nada por mim, desde já agradeço se você ler minha msg, já não sei o que fazer pra esquecer ela já que as Muitaaas chances de conversa com ela foram em vão.
É, parece que sua ex namorada virou a cabeça… A sociedade nos impõe padrões e exige que tenhamos determinadas formas de comportamentos que, nem sempre, guardam correspondência com aquilo que verdadeiramente queremos ser. Talvez esse seja o caso da sua ex namorada: ela era a menina certinha, que não bebia, não fumava e que tinha um namoro sério com vistas ao casamento e, na tentativa de corresponder essa expectativa social e talvez até familiar de ser a garota que faz tudo certo e comedidamente, talvez ela se absteve de fazer e de experimentar muita coisa que gostaria de ter feito e que só teve realmente coragem de realizar agora que está independente financeiramente e, por isso, mais dona de si, pois você diz que essa mudança de comportamento ocorreu quando ela arranjou um emprego. Arrumar um emprego significa também entrar em contato com outras pessoas e talvez essas pessoas tenham apresentado a ela um mundo novo que ela teve vontade de conhecer, mas não tinha coragem de experimentar por não encontrar apoio em seu círculo de amizade ou familiar.
Quando a gente deixa de fazer determinadas coisas em uma dada época onde gostaríamos de ter feito aquilo, é natural que quando decidamos por experimentar, percamos a noção do razoável e partamos para o exagero como uma tentativa inconsciente de “recuperar o tempo perdido”. Isso me faz lembrar um relato de uma moça integrante de uma determinada religião extremamente restritiva que, quando saiu dela, começou a praticar de forma exagerada tudo aquilo que não podia fazer quando era religiosa. Então, ela saía com vários homens, fazia em grande quantidade algumas coisas que antes estava proibida de fazer por motivos religiosos.
O fato é que sua namorada mudou de comportamento e já não tem mais os mesmos objetivos que você dentro dessa relação. Na verdade, acredito que talvez ela nunca tenha tido os mesmos fins que você nesse relacionamento. Mas só agora assumiu isso para si mesma e, consequentemente, para você, resolvendo chutar o pau da barraca, dizendo inclusive, que nunca quis nem casar com você, confissão que, por si só, já seria motivo suficiente para você perceber que muito provavelmente a relação de vocês não tem mais conserto, embora você ainda a ame. O que é completamente natural porque quem mudou de comportamento foi ela e não você!! Quando um casal, dentro de uma relação, já não consegue em hipótese alguma olhar e caminhar na mesma direção, é porque provavelmente o fim desse relacionamento chegou, ainda que para uma das partes seja doloroso aceitar isso e, sem querer trazer aqui argumentos que servem apenas para consolá-lo, mas utilizando a lógica sóbria e racional, melhor ela ter dito agora que não o amava do que já depois de casada, circunstância em quê, dada a seriedade do compromisso que é um casamento, seria bem mais difícil assimilar essa dura confissão.
Já faz oito meses que a relação de vocês terminou e, nesse tempo, ao que parece ela não o procurou mais, o que só reforça a ideia de que ela realmente decidiu manter o novo estilo de vida que ela recentemente adotou e parece não se importar com o fim do relacionamento de vocês; atitude que me faz acreditar que você não faz mais parte dos planos dela, e que já é hora de você seguir em frente com a sua vida sem abrir mão do seu projeto de constituir uma família, porém, tendo a plena consciência de que com ela, por ora, não é possível.
Acredito que a saída para você não esteja em esquecer esse amor, já que nossos sentimentos não estão, infelizmente, sob nosso próprio controle. A gente não decide se vai sentir determinada coisa ou não, acerca do que vai lembrar ou não. Isso é humanamente impossível e insistir nisso é chegar a lugar algum porque o que está em nosso controle são apenas as nossas atitudes que são geradas através das nossas emoções. Assim, penso que a melhor saída para você seja aceitar que o seu relacionamento chegou ao fim, apesar de todo os seus esforços para mantê-lo, e que sua ex namorada tem necessidades de experimentar sensações e coisas que você talvez não possa dar. Se é certo ou errado o novo estilo de vida que ela adotou para si, isso cabe apenas a ela avaliar. É preciso compreender também que nem sempre porque fomos carinhosos e amáveis com alguém em uma relação significa que teremos a pessoa amada ao nosso lado para sempre, pois muitas vezes, além do nosso amor e carinho, o outro precisa experimentar, vivenciar outras coisas para se sentir feliz.
Também acredito piamente que a melhor forma de se curar as feridas de um amor é deixando-as sangrar e doer, pois conforme disse acima, lutar contra aquilo sobre o qual não temos controle é uma batalha inglória, é se cansar, cutucar a ferida e, percebendo que ela não sara, frustrar-se. Então, opte por se curar naturalmente: permita-se sangrar que, com o passar do tempo, certamente a dor diminuirá, você encontrará um outro alguém ou até ela mesma já em um outro momento e poderá recomeçar de onde parou, se ainda for do seu interesse, ou você pode simplesmente reconstruir os seus planos com outra pessoa. No entanto, não alimente esperanças de que algum dia vocês ainda voltarão a ficar juntos, pois isso talvez não ocorra e é prudente que você seja realista consigo mesmo e não fique alimentando ilusões em torno dessa história. Acreditar numa possível volta, significará se manter de alguma forma sempre preso a essa relação. Todavia, se futuramente isso vier a ocorrer, que aconteça naturalmente e com os dois sabendo perfeitamente o que querem um com o outro.
Agora jamais queira encontrar um novo alguém para esquecê-la, pois fazendo isso você muito provavelmente cometerá com essa pessoa, a qual não tem nada a ver com seu insucesso afetivo, os mesmos erros que ela cometeu com você, podendo magoar quem não tem nada a ver com a história. Daí a importância de você deixar-se curar naturalmente: é para você renascer e viver uma nova história sem dever nada ao passado.