Tudo bem que mentir não é lá a coisa mais legal do mundo, ainda mais para quem foi a vítima da mentira, porém, quem é que nunca mentiu? ainda mais uma mentirinha “tão besta”, que ao que parece foi apenas para poder vê-la? Há vários níveis de mentira, e para mim essa sua estaria num grau mediano para leve – caso tenha sido só isso, tal como você contou a mentira, né?
No seu lugar eu terminaria de contar toda a verdade, falaria que isso foi para vê-la, e que acima de tudo ela não pode se esquecer que o fato de você ter mentido foi para não dar muita preocupação a ela, e até mesmo porque a grande maioria dos homens não se sentem nada bem parecendo “não ter dinheiro nem para a passagem” perto de uma mulher. Pensando nisso, nada mais “compreensível” – ainda que não seja justificável- você ter mentido. Com isso não quero dizer que você está certo, até porque quem mente sempre perde um ponto, mas quero dizer que, se ela te ama tal como você disse, terminar um noivado apenas por causa disso me parece um tanto quanto intolerante.
Não sei se você não fez outras besteiras paralelas a essas, e até mesmo anteriores que dariam esse acontecimento como a gota d`água e, justamente por isso acho que vale a pena conversar com ela se ela terminou realmente apenas por esse incidente, ou por mais alguma outra coisa, que as vezes nem você mesmo se lembra ou se tocou que fez. Questionar a respeito disso pode te dar não apenas uma melhor explicação sobre se de fato ela terminou por tão pouco, como pode inclusive aliviar a sua mente, que ainda que fique triste em caso de saber que vacilou em mais outras tantas vezes, pelo menos saberá que não perdeu um grande amor “por tão pouco”. Não vou falar que quem ama sempre perdoa porque não sei se nós seres humanos temos essa índole tao boa assim de sempre perdoar o outro, mas posso afirmar que quem ama costuma ter um pouco mais de tolerancia sim – ou ao menos deveria ter – e isso já te servirá como uma esperança a mais, né?!! Acho que seria legal ter uma conversa franca com ela, contando melhor os motivos que te levaram a fazer isso, bem como fazer um levantamento sobre o que você realmente deve melhorar; e por quê não falar dos vacilos dela? (mas isso com calma e sem briga, porque se ela já estiver te amando menos e você ainda der uma de brigão pentelho pode prejudicar ainda mais o seu lado!)
Depois de uma chateação e de uma longa conversa muita coisa pode mudar e de duas uma: ou você saberá que realmente não tem chance, ou saberá que precisará de tempo e bastante paciência para tê-la de volta. Pergunte para ela se ela nunca te contou uma mentirinha boba, ou omitiu algo apenas para se proteger, ou até mesmo TE proteger! Também acho que quem ama protege, e justamente por isso, mentirinhas tal como falar que tem dinheiro para o outro não se preocupar pode ser mais um sinal de amor do que de maldade ou de mau-caratismo.
Estou aqui te defendendo parcialmente, porém, acho que cabe a você avaliar até que ponto essa sua intenção foi tão ingenua e amorosa de fato, ou se realmente não rolou uma malandragem da sua parte. Depois dessa reflexão e da atitude da conversa, tenho certeza que ficará muito mais claro para você(s) sobre o que fazer da vida. Acho que um grande amor (quase) tudo suporta, e isso pode te dar esperanças em caso de ela realmente te amar o tanto que você acha que ela te ama, porém, mesmo o maior amor do mundo tem suas fragilidades, então, em caso de vocês voltarem vê se fica esperto e não faça mais nenhum vacilo, que independentemente de ser bobo ou não, pode acabar te fazendo perder ela de vez.
Boa sorte!