Você tem um parceiro que parece não querer mais transar contigo, pelo menos não como antigamente? Seria falta de amor? Muitas pessoas associam a falta de desejo sexual com a falta de amor sim, porém, a grande maioria diz que isso pode estar associado a outras coisas, que não necessariamente estão ligadas a isso, listemos alguns delas:
Estresse: Todo mundo sabe que o estresse, tanto o físico quanto o mental, pode fazer estragos na vida de uma pessoa. Tem (muita) gente que quando tem algum tormento na cabeça perde completamente – ou pelo menos boa parte – do apetite sexual. Se o seu parceiro anda muito estressado, ao invés de ficar colocando o problema do sexo como mais uma cobrança e mais um fator estressante na vida dele, tente fazer coisas que o acalme e o deixe mais feliz, tal como uma boa conversa descontraída, que não fale de problemas, ou quem sabe uma massagem erótica sem esperar nada em troca? Atitudes assim podem acabar despertando o seu parceiro mais rapidamente do que você imagina!
Depressão: Há quem diga que não apenas a depressão, como também os remédios utilizados para combatê-la PODEM diminuir a vontade pelo sexo. Se o seu parceiro tem algum desses problemas, acho que vale muito a pena procurar um médico para conversar sobre isso, ou quem sabe até mesmo trocar o remédio (tudo com prescrição médica, não vamos piorar fazendo tudo sozinhos, né?!). Falando em remédios, alguns outros medicamentos específicos também podem cortar a libido, inclusive aqueles que nada tem a ver com depressão. Procure saber se o remédio que o seu parceiro toma – seja lá para que problema for- é um desses. Geralmente, é plenamente possível trocar de medicação e, tal como dito anteriormente, basta procurar um médico e JAMAIS parar de tomar a medicação sem a autorização desse profissional que está lá para te ajudar!! Não se esquecendo que parar de tomar a medicação pode trazer mil problemas a mais, e ainda por cima nem melhorar o que você achava que iria melhorar!
Brigas e cobranças do casal: Nem precisa falar que a pressão funciona negativamente com a maioria das pessoas. Se você está em um relacionamento com muitas brigas e cobranças, talvez esse seja um bom motivo para o seu parceiro perder parte do desejo por você. Não é todo mundo que funciona bem sobre pressão, e pior do que isso, muita gente pode acabar tendo um sintoma reverso e fugindo de vez de você!! Tente ver o seu parceiro como um animalzinho, que se você trata bem e dá carinho ele sempre voltará para perto de você e que, se ao contrário disso você só reclama com ele, ele não só fugirá, como poderá passar a ter medo da sua presença. Assim, fique esperto e não banque o mandão da parada!
Cansaço com a rotina sexual: Não raramente o casal se acostuma a fazer sempre as mesmas coisas, sempre do mesmo jeito, e em alguns casos alguém pode inclusive acabar “regredindo no sexo”, não se dedicando tanto quanto antes, e até mesmo deixando de fazer coisas que o parceiro adora. Se por exemplo a mulher adora um carinho, uma massagem, ou outro tipo de preliminar e o homem deixa de fazer isso, é plenamente possível que com o tempo ela acabe desanimando, até acabar associando o sexo com chatice. O mesmo pode acontecer com o homem, que se por exemplo tem uma mulher cheia de “não me toque”, que nunca quer fazer algo diferente, também pode acabar cansando com a mesmisse. Ter boa vontade de sair da rotina sexual pode salvar não apenas o sexo em si, mas também o relacionamento. Se alguém precisa de ideias para isso, basta ler o nosso post de “Dicas para sair da rotina sexual”.
Por fim e não menos importante pode vir a traição: Muita gente – nisso digo tanto homens, quanto mulheres – depois de arrumar um amante pode acabar sentindo menos desejo sexual pelo parceiro, não necessariamente porque não o ama mais, mas sim porque já gastou a energia sexual com a outra pessoa!! Nisso a gente acaba descobrindo que fora os problemas óbvios da traição que todo mundo já sabe, ainda tem mais essa de poder não dar conta de duas pessoas e acabar prejudicando “a que sobrou”. Sem contar que, independentemente do tipo de sexo praticado e com quem seja, o sexo consome energias, que consequentemente podem interferir no libido sexual, porque afinal de contas, uma pessoa “normal” não sente fome o dia inteiro, certo?!
Por fim, antes de julgar e culpar o outro por não querer algo, vale a pena ver o que nós estamos fazendo para melhorar isso. Fazer a própria parte é algo que nunca deve faltar, já que todos nós sabemos que ficar esperando muito do outro é algo que nem sempre dá certo.
Boa sorte!