Quem tem facebook sabe: às vezes chega a ser insuportável a quantidade de vezes que alguns casais postam que estão com outro: “Eu e meu amorzinho jantando”, “Olha como ele(a) é linda acordando”, “amor eterno”. Com o perdão da grosseria, tem uns que só faltam postar foto do outro cagando e falando que cheira a flores, rsrs. Eu pessoalmente sempre desconfiei que há um problema nisso aí. Afinal de contas, o que leva uma pessoa a pensar que o resto da rede social quer saber sobre a vida sentimental dela? Uma coisa ou outra a gente até se diverte e acha fofo, mas quando é demais o próprio nome já diz, né?
O interessante é que, ao contrário do que elas querem parecer, geralmente essas pessoas estão longe de viver tão em paz emocionalmente. Pelo menos é o que diz a pesquisa realizada pela Albright College nos Estados Unidos. De acordo com esse estudo, o excesso de publicações pode estar ligado ao excesso de insegurança no relacionamento. Esses casais usariam a rede não só para falar que eles estão juntos, mas também para monitorar os passos do parceiro. Faz sentido, né?
A pesquisa realizada pelo professor de psicologia Gwendolyn Seidman e pela aluna Amanda Havens apontou que usurários que estão bem no relacionamento também publicam fotos, porém, indivíduos com nível alto na Escala de Autoestima Contingente à Relação, representada pela sigla RCSE em inglês, que significa uma forma não saudável da autoestima, tendem a postar com mais intensidade esses conteúdos de cunho sentimental/conjugal.
“Os resultados sugerem que quem tem nível alto de RCSE sente necessidade de mostrar para os outros, para os parceiros e, talvez para si mesmo, que a relação está bem e que consequentemente eles estão bem”, disse Seidman.
O psicólogo também alegou que essas pessoas podem usar o excesso de publicação para amenizar o medo de rejeição e para lidarem com a ansiedade no namoro. A pesquisa também concluiu que os extrovertidos tendem a monitorar menos, bem como a fazer menos posts relacionados aos seus parceiros, enquanto que com os introvertidos a situação se mostra inversa.
******************************************************************************
Senti falta de números nessa pesquisa, mas eu particularmente achei que ela faz todo o sentido do mundo. E vocês? De qualquer forma, acho que muita gente precisa ler isso aqui kkkk.