Leitora: Oi, gostaria de pedir ajuda com minha situação:
Estamos juntos a 8 anos e nos casamos faz 7 meses. No começo meu marido me ajudava nas tarefas de casa, era maduro, mas de uns meses pra cá, ele vem se comportando como uma criança. Tenho que servir o prato dele, depois colocar na pia, buscar todas as louças que ele deixa fora da cozinha, faz brincadeiras idiotas (como falar de boca cheia, soltar puns e arrotar o tempo todo), nem sequer guarda suas roupas ou as coloca pra lavar, faz birras, me cobra a casa arrumada (pois estou desempregada) mas quando chega bagunça tudo e ainda reclama de mim.
Sim, já tentei conversar mas foi em vão, pois ele ainda debocha. Já tive crises de choro por causa do stress, não converso com minha família nem amigas pois não quero que se metam na minha vida. Queria ajuda de alguém de fora! Grata.
Acho que o seu marido perdeu completamente o respeito por você, e ainda por cima está te vendo como uma empregada. Tudo bem que se você fosse bem remunerada e valesse o custo-benefício, até que daria para engolir, mas do jeito que está é humilhação pura, né?!
Sabemos que com o passar dos anos o relacionamento tende a esfriar e nisso vale a pena ter uma boa conversa, tal como explicado no post “Por que os relacionamentos não dão certo?”, porém, se você tenta e ele ainda por cima ri da sua cara, fica complicado. Como você já percebeu, ser a empregada dele não está te trazendo nada e nisso você não tem muito o que fazer que não seja se lamentar e morrer de estresse, certo? Errado. Você precisa procurar um emprego URGENTEMENTE, não só para parar de ser uma dona de casa desvalorizada, como também para resgatar o pouco de respeito que espero que o seu marido ainda tenha por você.
Acredito que quanto mais você se humilhar para ele, mais ele verá em você uma pessoa fraca, infeliz, e dependente, coisa que convenhamos não é estimulante para nenhum homem. Pelo o que dá para entender da sua pergunta, no passado você trabalhava e ele não era uma criança, e agora que você ficou na dependência dele ele age de uma maneira totalmente covarde contigo. Tudo bem que ele tem todo o direito de não gostar de mulheres “desocupadas” (ainda que o serviço doméstico seja um trabalho e tanto), mas nisso custava ele te dizer que estava incomodado com a situação e te ajudasse a arrumar um emprego ao invés de ficar apenas te humilhando? Não sei, mas acredito muito no clichê que diz que quem ama cuida, e mesmo que a situação não fosse confortável para ele, ele teria que ter ao menos o mínimo de paciência e respeito contigo.
Sempre achei que tem pessoas que lidam de um jeito extremamente frio e negativo quando lhe é dado as rédeas de alguma situação, e é isso que ele fez ao usar a sua dependência dele da forma mais negativa e cruel possível. Vendo de longe, parece até que ele faz isso de propósito, como se quisesse se livrar de você mesmo, e isso pode acontecer mesmo que ele não queira se livrar de você de fato. No caso ele seria cruel apenas porque sabe que você aceita isso, e não necessariamente porque é a vontade real dele, do tipo “se ela deixa eu pisar, eu vou pisar”, como uma doença escrota do ego e do excesso de vaidade em achar que não importa o mal ou a nojeira que ele faça, você sempre irá aceitar: ou você acha que ele arrota, peida e xinga porque tem medo que algo de ruim aconteça com ele?!! Ao que parece, o seu marido se sente totalmente no comando, e não teme nenhum tipo de consequência, tal como você parar de cuidar dele, ou até mesmo entrar com um pedido de divórcio. Sem contar que do jeito que você disse, parece até que ele faz bagunça de propósito, como se fosse uma birra, ou até mesmo uma raiva que ele pode estar nutrindo por você. Você já parou para pensar que as vezes ele está querendo descontar alguma frustração em ti? Não sei, mas eu no seu lugar pensaria que ou esse homem não me ama mais, ou que está querendo descontar algo em mim, nem que seja um espírito sádico que quer humilhar mesmo sem motivo aparente para isso.
Sempre achei que ser vista como uma mãe era a coisa mais broxante do mundo, mas agora descobri que ser vista como mãe e empregada é pior ainda! Não sei se você ama ou sente dependência por esse homem, mas acredito que independente do sentimento, você tem que mudar essa situação por você mesma. Dê um jeito de ganhar o seu próprio dinheiro, comece a trabalhar como ele a fim de trazer renda para casa tanto quanto ele e fazendo ser justo que ambos ajudem no lar. Também sei que nem sempre é fácil arrumar um emprego, mas não passe de hoje para começar a procurá-lo! Deixe o seu currículo em sistemas de currículo online, deixe pessoalmente, e se você gostar de cozinhar tal como eu gosto, ainda te aconselharia a ganhar um extra fazendo uns docinhos para festa, ou algo que não seja muito difícil e te renda algum dinheiro! Se você não for boa em fazer alimentos, certamente você é boa em alguma outra coisa, nem que seja costurar, bordar, pintar ou seja lá o que for. Enquanto não der para ganhar dinheiro com um emprego, faça do seu dom um emprego e saia dessa humilhação.
Não sei como é a vida de vocês, mas acredito que respeito ou a gente tem, ou não tem, e quando não temos muitas vezes a culpa é nossa. Tudo bem que o seu marido parece ser uma pessoa extremamente infantil e egoísta, mas você já parou para pensar que muitas vezes ele só faz isso porque você deixa? Ao que tudo indica, no fundo ele sabe que no máximo você vai chorar e vai continuar lavando os pratinhos dele, né?! Homem, ou melhor, ser humano nenhum admira mulher assim, e se você não se dá o respeito, com certeza ele não te dará. Desculpa se estou sendo dura nas palavras, mas tentar ser realista é a melhor forma de poder te ajudar no momento, e realmente acho que você precisa se tocar e ver que isso não é vida.
Você tem família que mora perto de você? Se sim, tente passar uns dias na casa de algum deles, e nesse caso os amigos também servem: vá se cuidar e investir no social, e tudo bem que você disse que não quer que ninguém próximo “se meta”, mas será que ninguém mesmo pode te ajudar? Eu realmente acredito que na hora que o bicho pega tem pouca coisa melhor do que conversar com alguém que a gente sabe que quer o nosso bem, alguém que sabemos que vai nos deixar mais fortes, e que com essa pessoa será inclusive mais fácil de largar esse bofe estorvo. Não sei, mas se não dá para conversar com ele, com outra pessoa tem que dar! Caso não dê, tenha um papo muito íntimo e muito sério com você mesma e se pergunte se é mesmo esse inferno que você quer viver e se vale a pena passar por essa vida assim, sendo chacota de uma pessoa que era para ser o parceiro que você escolheu para compartilhar a vida e te dar foças. Como disse, não sei como é a vida de vocês, mas da forma que você falou, pouca coisa parece pior do que estar ao lado desse homem. Eu no seu lugar largava o osso e ia ser feliz sozinha e EMPREGADA, que é muito melhor e mais honesto do que ser tratada assim. Se ame mais e depois volte aqui para contar como a sua vida mudou para melhor, estamos contigo!
Aconselho a leitura do post “Homens que ajudam no lar tem mais sexo garantido”, que fala não apenas do sexo em si, mas de toda essa problemática do lar.
Aconselho a leitura do post “Homens que ajudam no lar tem mais sexo garantido”, que fala não apenas do sexo em si, mas de toda essa problemática do lar.
Boa sorte!