Leitor: O caso é que tenho um amigo que desde pequeno sempre foi introspectivo, não teve pai e sempre sofreu na mão dos nossos outros amigos (por não ter nossa condição financeira e por ser meio esquisito). Por isso ele só fala comigo. Já fazia algum tempo que ele vinha dando alguns sinais de homossexualidade, até que beijou o primeiro rapaz. Depois daí foram várias situações em que ele ficou com homem e que ficou com mulher. Ele sempre me disse que era por pura carência e tem aversão quando digo que ele é bi ou gay, como entender? Ele vai ao psicólogo porém só conta essas situações pra mim. Ultimamente ele tem mandado mensagens carinhosas e feito algumas brincadeiras estranhas, e tem ciúmes de mim com outros amigos. Eu sou muito hétero e diria até que tarado, e acho que ele tá confundindo as coisas. Gostaria de saber como aconselhá-lo já que sua psicóloga não ajuda em nada e também como estabelecer um limite na nossa relação de amizade, deixando claro que não tenho interesse por ele, porém sem ser rude a ponto de deixá-lo pensando que não gosto dele nem como amigo, que tenho preconceito ou algo do tipo. Lembrando que ele é MUITO instável psicologicamente. São 22 anos de amizade.
Com todo o respeito, e sem querer desconfiar da sua orientação sexual, mas me diga uma coisa: tem certeza que você nunca demonstrou nenhum mínimo sinal de homossexualismo para esse seu amigo? Pergunto isso porque conheço muitos gays, e se tem uma coisa que 99% deles falam é que conseguem sondar de longe quando um outro homem gosta da mesma coisa que eles gostam!! Inclusive uma vez perguntei para alguns deles sobre a margem de erro dessa teoria, e eles falam que é mínima, e inclusive um deles falou que tem homem que mesmo pagando de macho ele consegue ver que é gay, bem como tem homem que pode sentar de perna cruzada e ter trejeitos mais afeminados que eles saberiam mesmo assim que o cara é muito hétero, sim senhor!!
Não sei, mas acho que tem algo mal explicado aí e, ou você pode ter um lado gay não assumido, OU o seu amigo sabe que você é hétero e só tenta investir porque, vai que você cede?! Parece piadinha, mas tenho um amigo gay que sempre fala que o que ele mais gosta é de paquerar homem hétero, para ver se ele cede aos encantos dele, e também porque, pelo menos no caso desse meu amigo em específico, ele fala que gosta de homem com jeito totalmente hétero e que esse ”desafio” na conquista atrai muito ele!
Você disse que são 22 anos de amizade, e nisso eu te pergunto mais uma vez: será mesmo que até hoje ele não sabe qual é a sua orientação sexual? Sei lá, em 22 anos de amizade ele já viu como você reage com mulheres, já conheceu seus amores e desamores, e sinceramente não vejo sentido nele querer questionar isso, e aí só volta naquela minha teoria que: ou você demonstra uma queda por ele, ou ele já sabe que você é hétero e só quer te testar! Se no caso ele já sabe que você é hétero, qual é o problema de você começar a falar – se é que já não fala – sobre as mulheres que você fica e suas paixões? Não sei, mas não acho esse seu caso tão complicado como você pensa, e acho realmente muito estranho nesses anos todos ainda não ter um ponto BÁSICO desse esclarecido!
Se a psicóloga dele é ruim, por que você não pede para ele mudar de psicóloga, ou contar mais sobre a vida dele para ela? Porque as vezes não é a psicóloga que é ruim, mas sim o paciente que não conta a verdade toda, entende? Aí fica difícil ajudar. Eu mesma não sou psicóloga, mas faço trabalhos particulares como conselheira amorosa, e tudo bem que se trata de um viés diferente do psicólogo, já que me procuram para saber dicas de sexo e relacionamento com perguntas que raramente as pessoas tem coragem ou querem perguntar para um psicólogo, mas mesmo assim posso te dizer com toda certeza que o fato da pessoa atendida contar com honestidade e clareza o próprio caso é fundamental na hora de ajudar, bem como na eficiência da ajuda. Sem contar que não podemos ter vergonha da pessoa que está nos ajudando, porque se a gente tiver, é pior pra gente que não conseguiremos contar toda a verdade, e como consequência obteremos apenas uma pequena parcela da ajuda necessária.
Por fim, sei que você disse que ele não gosta de dizer que é gay ou bi, porém, tanto ele quanto você sabem que uma pessoa totalmente hétero não faz o que ele faz, então seria muito melhor que ele pelo menos assumisse que existe essa dúvida. Se você é hétero e amigo dele mesmo, o que você acha de incentivá-lo a ir mais em comunidades gays, a conhecer novos homens e afetos? Assim você estaria não só ajudando-o a conhecer novas pessoas, como também a ser mais feliz, bem como a assumir a homossexualidade. Sem contar que fazer isso não deixa de ser uma dica indireta de que você não está afim dele, né?
Você também pode sugerir que ele leia a “Entrevista com um gay”, presente no blog, quem sabe não pode ajudá-lo ainda mais?
Boa sorte!