Recebi pelo Whatsapp um texto simples e sábio: bom saber que ele não funciona só pra nude e putaria, né bando de safado? kkkkkk Tentei encontrar a autoria, mas não consegui. Então, se alguém souber, por favor me fale.
Uma flor rara
Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem e uma família unida.
O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso. O trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo, e pouco sobrava para a família.
Um dia, seu pai, um homem muito sábio, deu a ela uma flor muito cara e raríssima, da qual havia apenas um único exemplar em todo o mundo. E disse a ela:
– Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas de regá-la e podá-la de vez em quando, às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas cores.
A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, o trabalho consumia todo o seu tempo e a sua vida, não permitindo que ela sequer cuidasse da flor. De volta à sua casa, ela olhava a flor, que ainda estava lá, não mostrando sinal de fraqueza ou morte. Apenas estava lá, linda, perfumada. Então ela passava direto.
Até que um dia, mal entrara em sua casa, a jovem leva um susto! Sem mais nem menos, a flor morreu. Suas pétalas estavam murchas e escuras, suas folhas, ressecadas. A jovem chorou muito e contou a seu pai o que havia acontecido.
Seu pai então respondeu:
– Eu já imaginava que isso aconteceria e não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa. Ela era única, assim como seus filhos, seu marido e sua família. A relação com as pessoas que nos amam é como a flor: você deve aprender a cultivá-la, dar atenção a ela.
Assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre colorida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama!
***************
Dois avisos aos leitores: 1- Como o facebook está de zoeira para divulgar promoções, estou divulgando por aqui que a Editora Pandorga está sorteando meu livro + brindes + minha boneca. Quem quiser participar fica o aviso!! =). 2- Para quem sempre me perguntava, finalmente saiu a versão e-book dele na Saraiva também! É isso =)
39 Comentários
Adoreiii!! Texto assim é bom pra nos lembrar do que realmente importa na vida!
podia ter mais desses textos no site né?
beijosss
Belo texto Luiza.No ambiente familiar,ainda preciso “regar bastante a flor” e aparar as arestas,processo lento e complexo!No amor,estou conseguindo um pouco mais rápido,acho que é pq apanhei muuuito nessa área e agora procuro cuidar da melhor maneira que eu posso de quem me ama
Pq apanhou ? Nunca sei como te chamar, pq “certo alguém” me sinto estranha escrevendo kkkk
Meu primeiro namorado era um homem lindo por dentro:maduro,humilde,centrado,fiel,muito interessado e atencioso com a minha vida e o meu universo.O problema é q tudo de bom assim na mao de uma garota nova e imatura é desperdicar os talentos kkkkk!A relacao me deixou muito mimada e cheia de vontade,era grossa com ele,incompreensiva com muita coisa,tudo tinha q ser do meu jeito e apos 6 anos terminei pq achava q o negocio tinha ficado fraternal de minha parte.Realmente eu precisava caminhar sozinha e cometer os meus erros sem ter alguem me guiando e sempre cuidando de mim.Quando vi a face do mundo,me assustei!Tive muita decepcao,fui traida e trocada,humilhada,meus sentimentos reduzidos a po,e so me lembrei do quanto era bom o amor que eu tive e q uma relacao dessas nao se acha com tanta facilidade!Demorei 5 anos para arrumar outro amor do mesmo nivel que o meu primeiro namorado,acho q ate melhor 😀 Desse eu aprendi a cuidar com todo amor e zelo!Ja dizia Chico Xavier q ser bom é uma virtude q se aprende.Realmente a gente aprende a ser bom e fazer o bem apos ter experimentado o campo das dores profundas,salvo algumas excecoes.
Gostei de sua história. Raro são as pessoas novas que já sabem valorizar o que realmente importa nessa vida. Eu mesmo lendo grandes sábios da humanidade desde novo, só depois de muitos anos é que finalmente entendi a mensagem que eles passavam.
De vez em quando dá uma tristeza quando olho pra trás e tem horas que queria ter uma máquina do tempo para abrir o olhos de mim mesmo. Mas além desse evento ser quase impossível de ser criado, é bem capaz, caso milagre conseguisse voltar, o meu eu do passado não querer me ouvir…
Ainda bem que encontrou outro, oq diga-se de passagem, tá bem difícil!
Eu sou que nem tu, qualquer pessoa gente boa que eu encontro – pode ser amigo (a) tbm – eu já seguro com tudo, pq ta RARO viu. Hoje em dia o povo não sabe cuidar nem de si mesmo, quem dira do outro. Agora case com esse e me chame kkkkkkkkkkkkkkkk
Chamo sim Luiza e se der pago ate a tua passagem para vir me ver(antes disso eu me revelo viu kkkk) 😀 Pois é…estou tb zelando muuuito as amizades de longa data pois o tempo passa e parece q a pessoa so arruma novos colegas e conhecidos mas amizade verdadeira na praca tb ta complicado!
Gente, tem até passagem, sou elite! IUAHIUAHAIUHAIUAHIUAH
Quero ver todo mundo aqui casando, ou morando em ap separado, mas dando uns quezco quezco com alguém fixo!
Quero tbm saber com quem o cara de pedra vai casar. E o pequeninho tenho certeza que um dia ainda vai me escrever falando que encontrou alguém (só ele que não sabe disso kk)
Quezco quezco? Kkkkk
Verás no vídeo de hoje kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
“Quero ver todo mundo aqui casando, ou morando em ap separado, mas dando uns quezco quezco com alguém fixo!” Complemente-se um bom fixo… lembro numa festa de ano novo… que eu disse pro povo lá “vcs que namoram… que começaram relações… que muito amor e um destino muito auspicioso guie a união de vocÊs, aos solteiros que encontrem a pessoa certa… e se não encontrarem divirtam-se muito com as erradas enquanto isso ahuahauauhhau”
Pode ser tbm, sendo feliz tá massa kkkkkkkkk
” Hoje em dia o povo não sabe cuidar nem de si mesmo, quem dira do outro”… é realmente isso é bem preocupante… eu falo muito pra um amigo meu que as pessoas tinham que fazer teste psicotécnico pra ter filho… e até então todo mundo tinha que ter uma dose obrigatória masculina e feminina de anti concepcional…. Eu fico muito puto com adultos desgraçados gerando destinos desgraçados aos filhos inocentes….
Gostei muito desse texto Luiza, eu antigamente era assim, mas acho que felizmente mudei a tempo, eu acho… Tem uma certa manauara que também merecia ler esta mensagem. Vou mandar por e-mail, mas é bem capaz dela ignorá-la, ha, ha, ha…
PS: agora que aparece a promoção!? Ahhhhh… Já comprei o livro.
Não é promoção, é sorteio que a Editora tá fazendo! Manda por email, vai que cola, né? Eu mesma recebi por Whats kkkkkkkkk
Ah… Entendi. Acho que vou tentar, caso eu ganhe o livro eu dou para outra pessoa, mas a boneca e o brinde eu fico, ha, ha, ha…
E a boneca é bem fofinha!!!! Tenho umas aqui que tenho que tirar uma foto pro Instagram e sempre me esqueço kkkk
Ela tem uma comissão generosa assim como na modelo que a inspirou?? Ha, ha, ha… Brincadeira!! Posta mesmo que eu quero ver.
kkkkkkkkkkkkkk
Ah,tem que ser peitudinha senao nao parece a Luiza kkkkk!;D
kkkkkkkkkkkkkkkk Ela é daquelas tipo de biscuit, sabe? Bem, se for tipo as da Bienal sim, a Editora não tirou foto, então só imagino =(
Hoje de manhã sonhei que conhecia vocês. Sou muito romântica to ligadis kkkkkkkk
Não sei de “um certo alguém”, mas pra mim uma boa oportunidade seria a Bienal do Livro de Pernambuco que terá esse ano. Aí poderia aparecer por aqui para divulgar mais o livro e autografar o meu, ha, ha, ha…
Ninguém aí quer cultivar um baixinho, único exemplar neste mundo, que vai te trazer muita felicidade, momentos inesquecíveis, você poderá regá-lo com sua companhia, beijá-lo, conversar de vez enquando e em troca terá um companheiro que te dará a proteção da sua companhia e amor de verdade que com certeza vai colorir seus dias.
Acredito que temos que manter a atenção, o carinho e a alegria de estar com quem amamos,dando liberdade e respeitando a individualidade do outro e sempre manter um bom diálogo onde possam ser expostos os problemas e soluções para se viver bem !
Realmente cuidar do/a parceiro/a é uma tarefa árdua e diária, uma flor a ser regada.
Através dos exemplos abaixo demonstro a prova empírica de que amar é inevitável e que a vida de todo amor depende dos seus cuidados ^_^
http://images.forwallpaper.com/files/images/1/116f/116f1c81/298313/puppy-kitten-couple-kids-background-grass-flowers.jpg
AI QUE FOFURAAA!!! (tô gritando mesmo)
Isso aconteceu comigo, mas bem…. ah, isso daria uma boa historia KKKKKKK
vc é muito nova pra ter dado tempo de alguem ter largado de mao, a nao ser talvez os pais!
KKKKKKKKKK é bem engra mesmo, não tem só a ver com relacionamento
faz um resumo, curioso ao extremo shuahushuauuh
Falaii paulo! Desculpa a demora pra responder, eu vi sua resposta ontem mas depois que vim morar no meu pai to vivendo morta de sono. (Maldita dificuldade em exatas)
Olha, tenho 2 experiências em relação a esse tema, e a engraçada eu vou deixar pra depois porque… quero esperar ela ter um fim primeiro susidjsjsjdn
Bem, recebi esse mesmo texto que a Luiza publicou por uma corrente do whatsapp, quem tinha mandado era um dos meus avôs, mas eu ignorei a mensagem por dias (ele sempre me manda correntes, nunca vi necessidade de respondê-las) e, quando eu finalmente li essa corrente (depois de ele ter reclamado dos meus vácuos eternos) percebi que eu não estava demonstrando a importância de certas pessoas na minha vida, sabe?
Tenho uma personalidade um tanto quanto complicada. Tenho um senso de humor que faz com que as pessoas ao meu redor tenham uma impressão de arrogância, acho que é por causa das respostas rapidas e ironias. Desde mais nova, eu nunca gostei tanto da ideia de ser um “grude”, de demonstrar tanto assim meus sentimentos porque na minha visão, se eu gosto da pessoa e ela sabe disso não tem porque ter que lembrá-la toda hora disso. E ninguém nunca entendeu, e por anos, se pa ate hoje minha familia me critica por distância e negação e me julga por rude. Oh deus.
Mas enfim, quebrando o gelo do meu orgulho, meu outro avô, paterno, sempre esteve comigo sabe? Não erámos tão próximos mas ele sempre me apoiava, e mesmo em meus piores momentos, ele me dava sua ajuda. E eu me arrependo muito de não ter valorizado isso nele, ele vivia me chamando para vê-lo, vivia me chamando pra sair com ele… E eu não ia, afinal eu achava que teria a vida inteira pra poder sair com ele. Ele andava mal de saúde, e eu então tinha resolvido escrever pra ele, pra ele sentir que eu realmente me importo, mas fui adiando isso até que ele veio a falecer.
Ele faleceu início desse ano, em janeiro. Eu li a mensagem do meu outro avô, e ele me disse que esse texto era perfeito para mim. Ai que caiu a ficha, de que apesar de eu saber a importância das pessoas pra mim, elas não sabem. E eu também não imaginava que demonstração poderia ser tão importante… Eu queria ter cuidado, mostrado mais….
MIL DESCULPAS se ficou muito longo ou confuso, eu penso demais e fica difícil assimilar tudo o que realmente quero dizer na hora de escrever. Espero que não tenha te confundido e, a engraçada, quando tiver um fim eu mando pra Lu hahaha
não precisa se desculpar, ta de boa entendi a ideia, tenho certos problemas de relacionamento, sendo de dificil intendimento para as pessoas em geral por isso sou conhecido como aquele q nao gosta de ninguem, apesar de um certo level de misantropia, gosto de verdade de algumas pessoas
uma pena o que ocorreu com o seu avô, mas diria que as pessoas sabem quando alguem gosta dela mesmo não tendo grandes demostraçoes, sem contar que é natural para gente nova achar q tem todo tempo do mundo, acredito que ele sabia disso tambem
bom se quiser um conselho gratis, diria pra nao deixar de fazer o que tem vontade, pode ser que não seja mais possivel no futuro.
quanto a pensar demais tambem sei como é, so q no meu caso ja alcansei o nivel patologico, normalmente eu falo muito rapido devido a isso!
Sou bastante sociavel, mas tambem falo rapido demais e penso muito, e bem complicado as vezes ne KKKK
Obrigada pelos concelhosss
Escreve e manda pra @luizacosta2006:disqus.
Se for papo informar é por aqui mesmo, só quando é texto colaborativo (com introdução, desenvolvimento e conclusão com algumas dicas) que mandam pra mim kkkk
Hmmm, quando as coisas se estabilizarem, pelo menos saírem do nivel confuso eu mando sim! To precisando dessa ajuda faz um tempo KKKKK (com a hist engraçada)
Eu terminei um namoro de 8 anos porque só amar não é suficiente. Eu tenho
28 anos, sou advogada e estudo para ser juíza; ele tem 29 anos é professor
universitário e tocava em uma banda nos fins de semana, nós sempre fomos muito
racionais e sabiamos que nos amavamos, nossas famílias se davam super bem, mas
nossos amigos são bem diferentes assim como nossas personalidades. Ele me fazia
rir, me ligava algumas vezes ao dia e nosso sexo era muito bom, mas ele não era
atencioso as minhas necessidades, esquecia qualquer coisa que eu pedia e no
pouco tempo livre que tinhamos era para ficar com os amigos dele. Eu considero
que os meus principais erros foram: não acompanha-lo sempre e querer ser muito
autosuficiente. Já quanto aos erros dele vou enumerar alguns: ele trata todas
as mulher com tanta educação que algumas confundem com paquera, pois ele é
bonitão, ele quer beber com os amigos a qualquer hora e sempre me contou pequenas
mentiras. Acontece que durante oito anos tivemos muitos problemas e tentavamos resolver
todos, mas ele nunca brigou comigo, se teve algo para reclamar sempre guardou.
Porém, nos últimos 4 anos eu descobri três traições e aceitei todas as negativas
sem sentido que ele deu. Eu deixei de ser segura e comecei a discutir tudo o que
me chateava e muitas vezes ele não falava nada e eu resolvia sozinha. Como ele
não era de se declarar eu costumava procurar qualquer demonstração de amor por
parte dele, e quando eu enxergava alguma reciprocidade, alimentava meu amor por
mais alguns meses. No último ano eu já estava cansada, assumo que eu já não
fazia tudo que estava ao meu alcance, então, não aguentei mais, as partes boas
ficaram tão poucas que o meu amor diminui drasticamente e logo depois do
reveillon eu terminei o nosso namoro, certa de que não queria mais aquilo para
mim. O que ele fez? Choramingou, mas aceitou e em 15 dias começou a namorar com
uma garota de 19 anos dizendo “fiz para ti esquecer” e após algumas
brigas seguimos em frente. Hoje, tem dias que eu fico bem e outros que eu choro,
mas sinto que é mais frustração por ter tentado durante tanto tempo, as vezes
ele manda mensagem dizendo que me ama e que errou muito, que até saiu da banda,
mas ele ainda está namorando, e eu não respondo ou sou fria. Eu não o amo como
antes, a ponto de pedir para voltar e viver tudo aquilo de novo. Quem ama cuida
e cuida muito bem. Espero voltar a amar um dia.