Dizem que na natureza existe a cura para basicamente tudo e qualquer coisa. Porém, quanto mais nos modernizamos, mais recorremos às farmácias. Mas será que precisamos tanto assim delas?
Veja 10 dicas de receitas do interior, dadas pela nossa querida leitora interiorana, que os interioranos prometem que que funcionam por lá. Bora dar uma chance ao natural?
Se você tiver mais alguma, compartilhe também =)
******************************
Viver numa cidade pequena e interiorana tem suas peculiaridades, uma delas é a interação social voltada à cura de enfermidades diversas.
Basta você dizer para alguém “estou gripada” que surgem várias receitas caseiras, sem nenhuma comprovação científica, mas com a certificação que “os antigos diziam”.
Quando uma frase começa com “os antigos diziam”, tenha certeza que: FUNCIONA!
Segue, portanto, algumas receitas caseiras para enfermidades diversas com a certificação desses seres quase mitológicos, rs:
1 – Chá de cebola para a tosse
Tosse seca e catarro preso? Dá-lhe chá de cebola. Coloque três colheres de sopa de açúcar numa panela e deixe caramelizar. Frite a cebola no açúcar e acrescente água. Deixe cozinhar até a cebola desaparecer. Tome ainda quente, vá dormir ou repousar e evite a qualquer custo “tomar vento”.
2 – Vinagre e sal para garganta inflamada
Garganta irritada e início de uma inflamação nas amídalas? Coloque vinagre e uma pitada de sal numa porção suficiente para fazer gargarejo. Cuidado para não engasgar, porque o trem é ruim, mas é tiro e queda!
3 – Batata (inglesa) para queimação estomacal
Está com azia, o estômago está pegando fogo e não tem como procurar uma farmácia? Coma um pedaço de batata crua ou faça um suco dela. Alivia na hora, afinal, o ph da batata crua é alcalino e tem uma grande possibilidade dela estabilizar a acidez estomacal.
4 – Feijão para espinhas
Está com o rosto cheio de espinhas e com a pele feia? Cozinhe o feijão e retire uma porção antes de acrescentar qualquer tempero. Amasse o feijão, faça uma pasta e aplique no rosto, utilizando-o como uma máscara facial. Deixe secar e retire esfoliando.
PS: Meu pai diz que qualquer tipo de feijão funciona para o caso, porém, eu só testei o carioquinha. Alguém já testou outro tipo e pode contar a experiência?
5 – Chá de boldo para má digestão
Comeu ou bebeu demais e está com uma sensação de amargor na boca? Use o boldo chileno. Amasse-o e faça uma infusão com água fria e tome um copo americano.
6 – Chá de alho e limão para o famoso suador
Está com aquela gripe forte e com mal estar? Faça um chá de alho e limão. Aqueça a água e acrescente dois dentes de alho e um limão. Se você for forte, não adoce com nada, se não, use mel. Tome e faça o procedimento do chá de cebola, ou seja, tome o chá e vá repousar, evitando qualquer tipo de friagem ou tomar água fria. Prepare-se para suar litros e acordar bem melhor.
7 – Composto de ervas para sinusite
Sinusite recorrente? Cansado de tomar vários remédios indicados pelos médicos e sempre sofrer nas mudanças de clima com a sua sinusite e/ou rinite? Tenho a receita para você!
Buchinha do norte (também conhecida como cabacinha); canela em pau; cravo da índia; e álcool. Junte tudo num pote e deixe por uns dias. Inale o conteúdo sempre que necessário e mantenha-o sempre guardado. Para ficar bem claro e explicadinho, você vai pegar o potinho, abrir a tampa, colocar seu nariz no bocal e respirar profundamente. Seus olhos podem arder por causa do álcool e do cheiro forte do cravo, mas basta regular a força das inspirações. Para mim é melhor que Berotec no aparelho de inalação e em alguns dias sinto o rosto desinchar e a sinusite ir embora!
8 – Vinagre de maçã para colesterol e glicemia
Está com colesterol alto? Problemas para controlar a glicemia? Simples. Tome uma colher de sopa de vinagre de maçã em jejum e outra antes do jantar. A Lú postou um vídeo com um rapaz falando dos milagres do vinagre de maçã. A receita que ele passou também é muito boa, vale utilizá-la para aqueles que não suportam o sabor do vinagre. Dilua 500ml de vinagre de maçã em outros 500ml de água fria. Adoce com mel.
Tome 50ml em jejum e 50ml à tarde antes do jantar.
9 – Composto de sucupira, romã e cachaça
Imunidade baixa? Dor nas articulações? Bursite? Use a sucupira e a romã como suas aliadas. Meu pai quebra a sucupira no algodão (ela é uma semente muito dura) e deixa ela numa cachaça ou vinho branco juntamente com a romã para curtir. Toma-se uma colher de sopa ou uma dose (vai do quanto você aguenta tomar – é muito amarga) todos os dias.
10 – Café e manteiga para os pulmões
Café preto e manteiga. É chegar na casa do meu pai e ele perceber que estou tossindo e resfriada que faz café e acrescenta manteiga. Ele diz que a avó dele fazia isso e sempre me faz tomar. Não sei se é o carinho, mas cura.
É claro que se algo for grave, você precisa procurar um médico e/ou pedir autorização para aliar o tratamento medicinal ao natural. No mais, compartilhem com os amigos naturebas =)