Povoréu e povoréia, já aconteceu com vocês de, do nada, ver que o cabelo tá cheio de nozinhos que, por muitas vezes, só se resolvem “cortando”?
O problema tende a ser mais comum em pessoas com o cabelo muito fino, cacheadas e crespas (que também tendem a possuir os cabelos mais delicados), mas é claro que já aconteceu com todo mundo ao menos uma vez na vida, né?
Resolvi contar minha experiência pessoal + o que me ajudou. Espero que isso, aliado às minhas pesquisas, ajudem vocês também.
1- Hidratação e nutrição
Pode reparar: quanto mais ressecado e judiado está o seu cabelo, mais ele embola. Do contrário, quanto mais macio/maleável ele fica, mais você consegue não sofrer com esses problemas.
Sendo assim, use máscaras umectantes e hidrantes de uma a duas vezes na semana. E claro, faça umectação natural (com óleo de coco, abacate e afins), caso prefira.
E por falar em “desembaraçar”…
2- Desembarace o seu cabelo
Pode parecer óbvio, porém, tem gente que fica a semana inteira sem desembaraçar o cabelo (principalmente as cacheadas/crespas) e na hora que vai fazer isso, se assusta com os nós + o tempo que demora pra terminar o serviço.
Lisas – a depender do tipo de fio – deveriam desembaraçar os fios todos os dias. Já as crespas e cacheadas, ao menos duas vezes na semana (de preferência, no dia de lavar o cabelo, que ao menos pra mim, ajuda a não quebrar tanto).
Dica valiosa: Comece a desembaraçar sempre das pontas pra cima e não economize nas mãos. Muitas vezes, elas são de grande valia por serem naturalmente mais maleáveis que o pente ou escova =). Nessa você consegue controlar a intensidade, separar as mexas, etc, com muito mais facilidade.
3- Touca de cetim/seda
Quanto mais atrito você der no seu cabelo, mais chances têm dele embaraçar.
Sendo assim, experimente usar a touca de cetim (que também ajuda muito a diminuir o frizz) e depois me conte se não fez uma baita diferença nesse quesito =).
Por fim, não se esqueça que…
4- Cortar pode ser, sim, uma solução
Calma, não estou falando para tosar o cabelo inteiro ou fazer um baita corte. Aqui em casa mesmo, tava com esse problema há pouco tempo atrás. Daí sabe o que a espertona aqui fez?
Chamei o Thi para cortar literalmente – e apenas – as pontinhas do meu cabelo. Coisa que, convenhamos, dificilmente um cabeleireiro faz sem tirar a metade do resto junto kkk.
Outra dica valiosa: Finalizar com um óleo reparador de pontas ajuda muito também, heim?
Para mais dicas e sugestões, siga no instagram @pergunteaumamulher e fique de olho nos vídeos do Canal do Youtube.
Beijos da Lu.