Leitor: conheci seu site por alguns conhecidos e acabei entrando para conhecer mais e ver se você pode me ajudar… a realidade é a seguinte :
Pra começar resumindo, eu sou bastante tímido. Tenho 18 anos e estou passando por uma fase de ansiedade grande, sabe, vestibular, pressão familiar e tal. Meus amigos são bem soltos, quando eu saía com eles (pois é, essa parte da ansiedade fez com que eu me acomodasse em casa) eles eram muito naturais sabe, pra conversar com as meninas e tal, e eu nunca consigo, eu simplesmente travo… assim, travar, travar não, mas sinto que fico nulo na conversa… e se eu tiver que chegar em uma então, esquece, eu sempre penso no pior e isso acaba me prejudicando e perco uma oportunidade, já vi meninas em balada que mostravam atração, mas por causa dessa “negatividade” eu acabava desistindo… A verdade é que eu namorei uma vez, quando tinha 14 anos por cerca de 5 meses, e fora isso nunca me relacionei com mais ninguém, nem uma simples ficada, nem em balada… Quanto à ansiedade e à acomodação, eu ganhei peso nos últimos meses e sinto que minha auto estima tá la em baixo, o que me deixa numa situação ainda mais delicada… Conversei até com meus pais pra ver se podia ir num psicólogo, pra conversar sobre isso e tal… Se você pudesse me ajudar, o mínimo que seja, olhei em mil sites, até crio um pouco de coragem, mas na hora do vamos ver… Agradeceria de coração!
Não que eu seja a idosa, mas não se apavore: com 18 anos você ainda tem muito caminho pela frente e provavelmente o que você está passando é apenas uma fase. Tudo bem que hoje em dia o mundo anda meio doido e tem gente de 14 anos que sabe muito mais sobre “pegação” (inclusive na prática rsrs) do que muita gente de 50, porém, sempre digo que maturidade de conquista cada um tem a sua.
Acho importante você saber diferenciar as coisas, e até mesmo ter um horário para elas: não misture a sua vida de vestibulando, com a sua vida amorosa. Hora de estudar é hora de estudar, hora de lazer é outra hora e isso é importante você ter em mente desde já. Pensa só: não adianta nada você ficar ansioso por não pegar ninguém, porque aí fora você não pegar mesmo (por se travar todo, como você disse), você ainda fica sem estudar. Sem contar que nisso você ainda abaixa o seu nível de cultura, o que ao meu ver tira o charme de qualquer homem: eu mesma fico meio assim quando o cara não é muito voltado para os estudos, ou não tem muito foco. Estudar não só te fará crescer na vida, como também te agregará pontos na conquista e de quebra melhorará a sua auto estima. Precisa de incentivos maiores do que esses?!
Mesmo que você procure ajuda profissional, o que eu acho sempre válido, a maior mudança partirá de você, que terá que sair da posição cômoda que você está e terá que deixar de ficar apenas em casa com deliciosos pratos de comida kkkk. Vamos queimar esse seu bacon extra na academia, no skate, ou com algum esporte de gasto calórico que você goste. Digo isso não porque as mulheres não gostam de homens assim, mas sim porque você não gosta de ser assim: se você não gosta já é um passo a mais para você correr atrás da mudança, conseguir, e aumentar ainda mais a sua auto estima. Sem contar que exercícios ajudam muito na ansiedade e até mesmo com a depressão, ou seja, tal como estudar direito, as consequências que isso te trará serão tudo de bom!
Se importe, mas não se importe tanto assim com a sua aparência, porque ela é um algo a mais, não o todo: é claro que ninguém quer namorar um batoré da vida, porém, em geral, as mulheres não ligam tanto assim para a aparência. Desde que você tenha os olhos, dentes, e o cheirinho nos conformes, você só precisa de um “balangandam” a mais, que nem precisa dizer que é um bom papo. Ok, você também se acha ruim nisso, e aí infelizmente esse ponto merece uma atenção especial, pois é na conversa que rolará a atração que te levará a aumentar o seu nível de cultura ao conhecer “outras línguas” (nossa, essa piada foi péssima, mas eu ri aqui kkkk).
Mas como vou saber conversar se eu sou tímido? Bem, não é porque você é tímido que você não terá nada de interessante a dizer: ao contrário do que muitos homens que querem conquistar pensam, você não precisa ser totalmente desenvolto e “sem vergonha” para chegar, e mais do que isso: não existe um manual para chegar em mulheres, até porque cada uma tem o seu gosto e se uma não gostar do seu jeitinho tímido, outra gostará, esteja certo disso (eu mesma sempre namorei homens introspectivos).
O grande segredo é não ficar com medo delas, porque só assim você conseguirá manter uma conversa normal e com maiores chances de ser agradável (sim, porque tudo que é forçado não é legal, certo?). Tenha em mente que você não precisa falar muito ou ter um papo super cult para ela gostar de você: você pode dar o seu jeitinho de tímido mesmo, até porque os tímidos também tem o seu charme e certamente você só não valoriza isso por ser um deles!
Tem algumas outras técnicas meio “revista teen”, mas que ainda sim te darão uma boa ajuda: quando você for conversar com alguma mulher, esquece que você quer beijar ela, que você quer ver o corpo dela nu, ou qualquer coisa do tipo: se concentre apenas em conversar, como se ela fosse “sua amiga”. Claro que é como se fosse sua amiga bem entre aspas, né, porque se você encarnar isso 100%, já já você começa a arrotar e bufar perto dela e aí já era o clima de romance. Enfim, se apegue nessa ideia apenas o suficiente para ser natural e não fique se cobrando tanto para ela gostar de você, pois quanto mais a gente se cobra, mais chata a situação tende a ficar. Depois, fique atento às pistas: sim, a mulher que está afim dificilmente não manda sinais. Se por exemplo ela conversar contigo por mais de 15 minutos e se mostrar interessada, sem ficar olhando para os lados do tipo “me tirem daqui” e nem ir ao banheiro e morrer por lá, já é um primeiro passo positivo, concorda? Depois você pode perguntar se ela tem namorado como quem não quer nada: se ela falar que sim você já entendeu, e se ela falar que não, você analisa o jeito que ela falou para saber se isso pode ser um ponto a mais para você ou se ela não tem e também não pretende que seja você kkk.
Não coloque na sua cabeça que você tem que chegar nelas que nem os “chegadores” fazem, que é indo direto ao ponto. Você não precisa chegar chegando e nem agarrando ninguém, até porque tem várias formas de saber se a pessoa está afim sem você precisar pedir um beijo com todas as letras, por exemplo. Assim, se ela conversou mais de 15 minutos, se mostrou disponível e vocês estiverem em uma balada, você pode chamá-la para dançar, por exemplo. Se ela aceitar mais esse ponto, já fica 85% de chance para o seu lado, e aí é só seduzir na dança. Brincadeira kkk, não precisa seduzir na dança, mas só de falar no ouvidinho e chegar um pouco mais perto (sem cara de psicopata babão louco por um beijo) já te dirá se você já tem os outros 15% ou não. Acredite, se a mulher não está nem um pouco afim, ela inventa morte de cachorro, dor de barriga, ou então fica sua amiga e começa a conversar papo de amigo (como falar do cara que ela está afim, etc). Se depois desse tempo todo ela ainda estiver contigo e viva, vale a pena arriscar.
E se mesmo assim eu levar um fora?! Bem, você não pode ter tanto medo de levar um não: tudo bem que ser dispensado é chato e ninguém gosta, mas pensa só: “se der certo é só ir para o abraço, levar um não dói, mas é mais no começo, depois você já entende que faz parte do jogo e não desiste da luta porque é tentando que você leva um sim”. Lembrando que cada mulher gosta de um tipo de homem e de um tipo de papo, e infelizmente você não pode ser todos os homens e ter todos os tipos de papo do mundo, então, levar um fora não necessariamente significa que você tem que sair correndo traumatizado e nunca mais chegar em alguém, mas sim que o seu perfil não deu aquele “plim” na mulher da vez, o que não significa que uma outra não ficaria caidinha por você.
Você já ouviu o nosso Podcast especial sobre timidez? Ele está com muitas dicas legais e práticas!
Também aconselho a leitura do post 5 dicas para superar a timidez, do post Dicas para manter um bom papo, finalizando com o post Como sair na noite e não chegar sozinho em casa, que podem te ajudar ainda mais! Ufa, acho que terminei minhas mil indicações de hoje kkk
Opa, tem mais uma, mas essa só se você criar bastante coragem mesmo! “Como chegar em uma mulher no meio da rua?”. Aproveite e assine o Canal para não perder nenhuma atualização!
Boa sorte!